Sessão Itinerante
A primeira Sessão Itinerante foi realizada no dia 12 de junho de 2024, em Curitiba. Foto arquivo TRE/PR

Na quarta-feira, 2, Paranaguá, no Litoral do Paraná, receberá a Sessão Itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O evento acontece no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), com início às 14h. Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR), essa é a terceira edição do projeto e a primeira sediada no litoral do estado. 

A iniciativa segue os princípios da linguagem simples, instituídos pela Portaria TRE-PR n° 448/2022, que visam tornar o julgamento das ações eleitorais mais objetivo e acessível para a população, aproximando a Corte Eleitoral do Paraná da sociedade. Todas as pessoas interessadas em assistir à Sessão Itinerante poderão comparecer ao local do evento. Não é necessário realizar inscrição prévia.

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson presidente do TRE-PR explica que a Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral, fará uma sessão judicial, ou seja, serão julgados processos da corte do Tribunal Regional Eleitoral. “São 21 processos, recursos dos mais variados temas que serão julgados e também uma questão administrativa. Na sessão do Tribunal Regional Eleitoral, na cidade de Paranaguá, será lançada, inclusive, uma resolução para disciplinar a questão do acesso das mulheres candidatas no fundo partidário”, observa.

Para o desembargador é um evento importante e Paranaguá foi escolhida devido a sua relevância. “A história do Paraná como sabemos, gira em torno de Paranaguá. Nós só tivemos até agora uma sessão itinerante, ou seja, fora da sede da corte aqui do Tribunal Regional Eleitoral, que é Curitiba que foi em Londrina, então isso bem revela a importância que o Tribunal Regional Eleitoral está dando para a cidade de Paranaguá”, ressalta Sigurd Bengtsson.

É um evento público onde todas as pessoas poderão acompanhar e ver como é o julgamento de um processo.

CORTE

A Corte do TRE-PR é formada por seu presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pela desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; pelos desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; e pelo procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.

primeira Sessão Itinerante foi realizada no dia 12 de junho de 2024 durante o IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), na Universidade Positivo, em Curitiba.

Realizada em Londrina, a segunda edição do projeto aconteceu no dia 30 de agosto do ano passado, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município.