Foto Flávia – coordenadora Jandira com equipe e aluna Glória

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) de Paranaguá, está com inscrições abertas para sua turma de 2025. Jandira Gonzaga, uma das coordenadoras do programa lembra que as pessoas com 60 anos ou mais podem se inscrever até dia 10 de março. A Unati de Paranaguá funciona há 25 anos no campus da Unespar desde 1999. “É um programa voltado para inserção universitária dos 60 mais. É um espaço onde eles estudam, brincam, fazem convivência, fazem atividades físicas, cantam e se divertem”, ressalta.

Esta é a 15.ª turma aberta. As matrículas são feitas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Campus Paranaguá, na Rua Comendador Corrêa Júnior 117. Uma equipe permanece no local para orientação dos interessados. “Tem muitas atividades divertidas, mas tem sala de aula também e estudo”, enfatiza Jandira Gonzaga. Interessados também podem entrar em contato pelo whatsapp (41) 98523-6124.

A coordenadora explica que a duração do curso é de um ano e durante esse período há atividades acadêmicas, com os conteúdos além das atividades extracurriculares, com canto, dança, atividade física, passeios, entre outros. “Ao final do curso tem a certificação com formatura. A Unati propicia esse momento especial para aqueles que nunca tiveram uma formatura na vida. De forma gratuita, é um programa mantido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e da Unespar. A Unati conta também com muitas parcerias que ajudam a levar esse curso com bastante sucesso”, comemora.

A Unati conta ainda com um Grêmio Estudantil. Nancy Rocha, secretária do Grêmio explica que com o passar dos anos, houve a necessidade de um grupo de trabalho e apoio para dar suporte a todas as suas atividades. “O Grêmio é registrado em cartório com toda a diretoria composta. Somos em nove integrantes. São muitos trabalhos realizados com os alunos pela Unati já que além das atividades acadêmicas, temos as extracurriculares também. Por isso, viu-se a necessidade da criação do grêmio”, detalha.

O bolsista da Unati, Leonardo Soares, permanece na Unespar com outros profissionais para dar suporte aos interessados em se inscrever. “Os interessados podem buscar a Unespar porque sempre haverá um bolsista para auxiliar na inscrição, para conversar e sanar qualquer dúvida. Além de ter 60 anos ou mais, o único requisito é ser alfabetizado. Sabendo ler, escrever e ter vontade de aprender, pode nos procurar que será bem-vindo”, convida.

Convivência não termina ao final do ano letivo

Os alunos que se formam, não precisam se afastar do convívio dos novos amigos. Apesar de não frequentar mais a sala de aula, os estudantes podem continuar participando das atividades extracurriculares como dança, canto e viagens, por exemplo. Esse é o caso da dona Glória Leal Loiola. Ela é uma das alunas que continua participando das atividades da Unati há seis anos, mesmo após sua conclusão no curso.

“Eu danço, eu canto, eu viajo, eu paparico, eu faço tudo de bom. Não somente eu, todos que já participam da faculdade e os que vão entrar também têm essa oportunidade. Quero dizer aos futuros colegas que irão entrar que eles não se arrependerão porque aqui é muito bom”, destaca. “Farei 73 anos e é como se eu estivesse com 15 anos porque a convivência aqui é maravilhosa”, acrescenta dona Glória.