
“Muitos nunca puderam ter sua formatura e realizaram esse sonho agora com mais de 60, 70 e 80 anos”, descreve a fundadora e idealizadora da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati) de Paranaguá, Jandira Gonzaga. Na noite de terça-feira, 25, com direito a beca e canudo, 29 idosos com mais de 60 anos se formaram em uma solenidade no auditório do Instituto Superior do Paraná (Isulpar).



A Unati ter por objetivo inserir a pessoa com mais de 60 anos, no espaço universitário e para isso, ela precisa estudar. Para isso há o programa, com várias atividades e conteúdos próprios para a terceira idade. “É um espaço voltado ao idoso. Esta é a 14.ª turma e é com muita alegria e satisfação ver que o programa deu certo. A satisfação deles é fantástica”, ressalta Jandira Gonzaga.



O coordenador do programa, Sebastião Cavalcante Neto informa que com a formatura, o programa chega aos 218 formados pela Unati, um programa da Universidade estadual do Paraná (Unespar) campus Paranaguá. “Temos no 60 mais, não o ensino, mas a aprendizagem. É um compartilhamento com essas pessoas que trazem muito conhecimento e agrega muito as nossas vidas enquanto profissionais”, avalia.
Juracir dos Santos se formou na Unati. “Fui professora minha vida toda e agora também voltei às carteiras e estou me formando pela Unati. É um momento único e maravilhoso. É mais socialização, mais contato com as pessoas. Sem dúvida, uma experiência muito especial”, enfatiza.



O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos participou do evento. Um dia antes, os então alunos, participaram de um café com o chefe do Poder Executivo Municipal e à noite, ele foi conferir a formatura. “É uma noite diferente e especial. Recebemos a Uniati em nosso gabinete em uma manhã animada e agora nossa retribuição à visita especial, participando da formatura deles. Uma formatura cheia de emoções e foi um prazer participar desse evento. Parabéns a Unati por esse trabalho tão importante”, enfatiza Adriano Ramos.