UTI Móvel em Guaratuba: veja como será o atendimento e quando começa a funcionar

Editada por Isabelle Sales
Imagem do WhatsApp de 2025-07-06 à(s) 13.37.32_af75f9e3

(Foto: PMG/Divulgação)

Pela primeira vez, Guaratuba conta com uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida, conhecida como UTI Móvel. Além dela, uma nova ambulância de Suporte Básico (Tipo Bravo) também já está disponível.

Os dois veículos são fruto de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, que contribuiu diretamente para esse avanço. A chegada da UTI Móvel representa um marco no atendimento de emergências graves na cidade litorânea, que agora passa a contar com estrutura para casos críticos.

O que muda com as novas ambulâncias

A ambulância Tipo Bravo (modelo Renault Master, 2024) é equipada para atender pacientes sem risco iminente de morte. Ela vem com oxigênio, desfibrilador, materiais de imobilização e suporte técnico para estabilização no trajeto ao hospital.

Já a grande novidade é a ambulância Tipo Alfa (modelo Fiat Ducato, 2019), uma verdadeira UTI sobre rodas. Ela está equipada com monitor-desfibrilador, ventilador mecânico, bomba de infusão, medicamentos e conta com equipe completa: médico, enfermeiro e condutor socorrista. Esse tipo de unidade é essencial para atendimentos complexos, como infartos, AVCs e traumas graves.

Quando a UTI Móvel começa a funcionar?

Apesar de já estar em Guaratuba a UTI Móvel ainda não entrou em operação. O veículo está na fase final de equipagem com todos os dispositivos e materiais necessários. A equipe técnica que vai atuar nela, formada por médico, enfermeiro e motorista socorrista, também está em fase de finalização e capacitação.

A previsão é que, em breve, a UTI Móvel comece a operar.