Livro conta saga de médico e ambientalista de Curitiba rumo ao topo do monte Everest

Redação Bem Paraná com assessoria
livro everest

Livro "Do Anhangava ao Everest", narra saga de médico ambientalista rumo ao topo do monte Everest. (Reprodução)

“Do Anhangava ao Everest” traz a narrativa do ambientalista e diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, sobre sua experiência de escalada ao monte Everest, em 2002. Publicado primeiramente como edição de autor, o livro traz um olhar humanista e pessoal sobre as montanhas, sua gente e sua importância.

Nesta nova impressão, o leitor têm um panorama dos impactos da intervenção humana no bioma no contexto brasileiro, por meio de suplemento com textos e fotografias a respeito do Morro do Anhangava, localizado em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O projeto produziu, como contrapartida social, 2 episódios de vídeo-oficinas sobre leitura e escrita.

Alinhado com o Plano Nacional de Alfabetização que prevê incentivo à produção e à edição de livros de literatura para diferentes níveis de literacia, este projeto propõe democratizar o acesso ao livro e incentivar a leitura de três maneiras: pela proposta de uma leitura diversa sobre as montanhas, seu entorno e a relação homem-natureza; pela distribuição gratuita e por meio de atividades de incentivo à leitura.

Juntamente com o livro, que oferece ao leitor um panorama atualizado dos impactos da intervenção humana na natureza, o texto suplementar amplia o conhecimento do leitor acerca das montanhas brasileiras e do histórico da presença humana nelas ao apresentar, sob uma perspectiva humanista e literária, uma das montanhas emblemáticas do Paraná – o Morro do Anhangava, localizado na Serra da Baitaca.

“Montei um projeto para usar minha percepção e conhecimento sobre questões ambientais e as relações do ser humano com a natureza para, por meio da exposição à realidade nepalesa, levantar discussões. Por mais que a questão esportiva dominasse a cena com o fantástico desafio da escalada, cabia a mim a reflexão: era possível fazer alguma coisa pelo próprio Everest? Como usaríamos nossa experiência e liderança para proteger as principais montanhas do Paraná?” diz José Álvaro da Silva Carneiro.

A obra tem distribuição gratuita e é direcionada às instituições de ensino, bibliotecas e também ao Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Já as vídeo-oficinas que compõem a contrapartida social, foram direcionadas a estudantes e professores da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

O livro conta com versão digital que pode ser acessada pelo público em geral no link https://drive.google.com/file/d/1DtJNfT6mQaKp6YF5sxWstI6097XFKyoG/view?usp=sharing. Já as vídeo-oficinas, que contam com versões com janela de LIBRAS, estão disponíveis no canal de Youtube do projeto, que também oferece acesso gratuito ao público em geral (https://www.youtube.com/@doanhangavaaoeverest).

ACESSE A VERSÃO DIGITAL DO LIVRO https://drive.google.com/file/d/1DtJNfT6mQaKp6YF5sxWstI6097XFKyoG/view?usp=sharing

ACESSE AS VÍDEOS-OFICINAS https://www.youtube.com/@doanhangavaaoeverest