Livro sobre cavernas do Paraná concorre a importante prêmio de literatura nacional

Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

Redação Bem Paraná com AEN
caverna premio jabuti escarpa devoniana

Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico (Foto: UEPG)

Uma obra que reúne pesquisas sobre as cavernas e formações geológicas da Escarpa Devoniana, no Paraná, é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico.

O livro Projeto EspeleoPiraí: em defesa do patrimônio natural de Piraí da Serra/PR, organizado pelo Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe) é a finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra reúne pesquisas desenvolvidas, ao longo de dois anos, por professores e alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e outras instituições parceiras. O livro é gratuito e foi distribuído em escolas e bibliotecas de Ponta Grossa e região.

Ao lado de outras nove obras, o livro, publicado pela editora ABC Projetos Culturais, compete pelo Jabuti Acadêmico na categoria Geografia e Geociências. Criado neste ano, o Jabuti Acadêmico é a categoria do Prêmio Jabuti dedicada a valorizar obras de caráter científico que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Com quase seis décadas de atuação, o Jabuti é considerado uma das maiores premiações da literatura brasileira e de língua portuguesa.

Organizado pelo professor Henrique Simão Pontes, do curso de Tecnologia em Mineração (à distância) da UEPG, e a pesquisadora Laís Luana Massuqueto, o livro traz em seus 11 capítulos o resultado de pesquisas desenvolvidas sob perspectivas de diferentes áreas do conhecimento que integram a obra. Participaram do trabalho 22 pesquisadores dos cursos de Geografia, Jornalismo, Turismo e Ciências Biológicas dos Programas de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) e Jornalismo (PPGJor). Também assinam a obra pesquisadores do Gupe, entidade da qual alguns docentes fazem parte, e de outras instituições parceiras e apoiadoras.

Pesquisa aborda riqueza mineral, biodiversidade e o patrimônio arqueológico

A publicação reúne estudos desenvolvidos pelos pesquisadores entre 2021 e 2023, sobre a geologia, a riqueza mineral, a biodiversidade e o patrimônio arqueológico, como pinturas rupestres das cavernas de Piraí da Serra, formações geológicas localizadas entre os municípios de Castro, Piraí do Sul e Tibagi, e que compõem a Escarpa Devoniana. O livro também propõe discussões sobre os desafios para a preservação da região e o seu potencial turístico.

O organizador do livro, professor Henrique Pontes, ressalta que a obra traz resultados inovadores e importantes descobertas feitas na região, como as primeiras pinturas rupestres de araucárias, minerais raros, a catalogação de novas espécies animais e de microrganismos que possuem grande potencial biotecnológico.

“O livro possui caráter acadêmico, mas é acessível ao público. Explicamos os conceitos e termos e disponibilizamos figuras que mostram com clareza as belezas e curiosidades identificadas ao longo da pesquisa”, explica o professor.