familia folhas
Família Folhas repaginada (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Esse era o mote de uma campanha dos anos 90 em Curitiba e muitos ainda se lembram dela na hora de separar o lixo. A campanha original lançada em 1989 foi inovadora e logo conquistou o curitibano, que se viu com a mania de separar o lixo comum daquele que poderia ser reciclado. A campanha teve personagens, a “Família Folhas”, criada em 1993.

A adesão à nova “mania” foi total, e teve até curitibano “policiando” o vizinho quanto à separação correta do lixo. Rusgas à parte, a campanha criou uma consciência coletiva na época, e que perdura até hoje.

Em 2022, a Prefeitura retomou a campanha com uma renovada “Família Folhas”, no aniversário de 329 anos da cidade. Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, da formação original, além da Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo), foram as novidades para a nova campanha.

Um detalhe é que a “Família Folhas” foi uma criação do cartunista Ziraldo, falecido em abril deste ano. Criador da Familia Folhas original, em 1993, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, há dois anos, Ziraldo aceitou o convite de Greca para atualizar os divertidos personagens.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.