
Uma luz rara no céu chamou a atenção de moradores de Santa Cruz de Monte Castelo, cidade do Noroeste de Paraná, na manhã desta sexta (14). Os moradores da cidade, que ao todo chegam 8.613 , segundo o censo de 2022, pararam para ver o feixe de luz multicolorido.
Leia mais
Conhecida como Terra de Gente Feliz, a 512 quilômetros de Curitiba, a imagens do fenômeno celeste percorreram as redes sociais e sites de toda da região e do Paraná.
O que é a rara luz?
A rara luz foi explicada como uma Nuvem Iridescente. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, é um fenômeno óptico no qual a luz solar se espalhada na nuvem.
“Não é tão comum de se ver, pois não acontece todo dia, mas explicação assemelha-se a do arco-íris”, disse o meteorologista. “A razão é a difração da luz solar,” concluiu;
O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que se forma quando a luz do sol reflete nas gotas de água da chuva. É composto por uma série de arcos coloridos concêntricos.
Como se forma a luz rara e o arco íris
- A luz branca do sol é dispersa em cores do espectro visível da luz
- A luz é refletida e refratada ao entrar na gota de água
- Cada cor é dobrada num ângulo ligeiramente diferente
- As cores compostas da luz incidente são separadas ao saírem da gota
Assim como o arco-íris, a nuvem iridescente é formada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil ou índigo e violeta.
Santa Cruz do Monte Castelo
Santa Cruz do Monte Castelo tem 71 anos. Foi fundada em 1974 e foi desmembrada do município de Paranavaí.
O nome foi escolhido em homenagem aos pracinhas brasileiros. Ele foi extraído da primeira Companhia Imobiliária a operar na localidade que tinha o nome de “Companhia Comércio e Colonizadora Santa Cruz”, e Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que participaram da “Tomada de Monte Castelo,” na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
A denominação foi idealizada pelo Júlio Mariucci, que era de origem italiana e um dos fundadores da cidade.