
O Dia das Mães em Curitiba é também o de maior movimento nos restaurantes da cidade. Em Santa Felicidade, bairro de colonização italiana e já tradicional pelos restaurantes da Capital, a data é também marcada por filas de mais de uma hora à espera de uma mesa para acomodar a homenageada do dia e toda a sua prole.
Neste ano para tentar minimizar o tempo de espera, o Restaurante Madalosso neste domingo abriu às 10h30. No entanto por volta das 13h30 a espera era de uma hora por uma mesa. O restaurante, que já foi parar no guiness book como o maior restaurante da América Latina, tem capacidade para mais de 4 mil lugares simultaneamente.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontava que 77% dos estabelecimentos planejavam abrir as portas neste domingo. Destes, 78% esperam superar o faturamento do ano anterior, com a maioria (62%) projetando um aumento de até 20%.
Este otimismo está alinhado com a recuperação gradual do setor, que viu uma melhoria nas vendas em março e uma redução nos prejuízos. Eram 31% de empresas no vermelho em fevereiro, índice que caiu para 25% em março.
Outras 40% ficaram em equilíbrio e 35% realizaram lucro. O índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas, registrou um aumento de 5,2% em março comparado a fevereiro.
A pesquisa, que ouviu 3.069 empresários em todo o País entre os dias 22 e 29 de abril, também destacou o problema contínuo da inflação. Contudo, o endividamento continua num patamar alto, e atinge 40% das empresas