geada dia frio
Frio em algumas cidades do Paraná (Foto: Patryck Madeira/SEDEST)

O mês de abril se despede do Paraná com temperatura amenas e tempo estável. Já o mês de maio, que é um mês com características mais próximas do inverno do que do outono, promete mais ondas de frio e com temperaturas mais baixas.

Leia mais:

Geadas mais frequentes devem ocorrer no centro-sul do Estado. E são esperadas de uma até duas grandes ondas de frio para maio. Períodos secos devem ser registrados no norte. O Litoral deve ter dias de maior nebulosidade.

Segundo o Climatempo, maio será um mês de neutralidade térmica no oceano Pacífico equatorial, na costa do Peru. Isso quer dizer que o clima não deve ter influência de fenômenos como El Niño e nem La Niña e ficar mais próximo da normalidade.

A intensificação rápida de áreas de baixa pressão atmosférica associadas a uma maior concentração de umidade marítima na faixa litorânea, após a passagem de frentes frias.

Ainda conforme o Climatempo, as massas de ar frio polar e neste ano os termômetros devem marcar temperaturas mais baixa que as de 2024. No entanto, os períodos frios se alternam com dias mais quentes por conta do ingresso de ar quente do interior do continente. De modo geral, as temperaturas tendem a ficar um pouco acima da média.

Um contraste térmico durante o avanço e a formação de sistemas frontais pode favorecer a temporais e e chuvas abrangentes e volumosas no sudoeste do Paraná.