
O primeiro sábado de maio, 3, chegou com bastante nuvens a Curitiba. Em alguns pontos da cidade o dia chegou em meio a bruma e com 14 graus de mínima. Mas à tarde esquenta e, apesar das nuvens, há previsão de sol com máxima de 22ºC. A capital paranaense segue como a mais fria do Sul.
A capital de Santa Catarina, Florianópolis, mantém temperaturas amenas variando entre 18 e 28ºC. Já no Rio Grande do Sul, num dia claro e com poucas nuvens, em Porto Alegre faz calor 29 graus.
Leia mais:
Esse sábado pode ser considerado uma boa amostra que é o tempo em maio, mês considerado de grandes oscilações de temperaturas e a oficialmente da chegada dos nevoeiros. Conforme o Climatempo, maio é um dos meses mais frios do ano para os estados da região Sul.
Isso porque neste período, há a entrada de massas de ar frio de origem polar que vão de moderada a forte intensidade. E a primeira do mês já está a caminho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), neste sábado, com o avanço de uma frente fria pelo oceano e alguma instabilidade vinda do Paraguai, há pequena possibilidade de chuva no extremo oeste do estado.
No domingo, 4, a nova frente fria avança pelo oceano e eleva o número de nuvens principalmente a partir do Litoral. Podem ocorrer chuvas pontuais no Oeste, Sul e em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, além do Litoral. Mas, de modo geral, o tempo fica estável no Paraná.
Nevoeiros em maio
A formação de nevoeiro no começo das manhãs também são um fenômeno típico de maio. O resfriamento acentuado que ocorre com a passagem de massas de ar frio e também pelo efeito de subsidência de sistemas de alta pressão atmosférica, são os principais causadores do nevoeiro em maio, especialmente no centro-sul do Brasil.
Geadas e frio mais intenso em maio
Ainda conforme o Climatempo, geadas passam a ocorrer com mais frequência. Muitos meses de maio têm frio suficiente para provocar geada na região Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Episódios de queda de neve na região Sul também já ficam mais prováveis em maio.
Outra característica de maio, são os dias com baixos níveis de umidade no ar no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte do interior do Nordeste.
As madrugadas de maio são mais frias não apenas por causa da passagem do ar frio de origem polar, mas também pelo efeito de perda radiativa. Os dias secos, com noites com pouca ou nenhuma nebulosidade, geram um resfriamento mais acentuado da atmosfera fazendo com que as temperaturas fiquem baixas durante a madrugada, mesmo sem a presença de ar frio polar intenso.