O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para 244 cidades do Paraná. O aviso vale até a noite de sexta-feira (26).
Leia mais
As tempestades podem atingir as regiões Norte Pioneiro, Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Norte Central, Oeste, Centro Oriental, Centro Ocidental e Centro-Sul. O Inmet indica, no alerta amarelo, que os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
Veja a lista de cidades aqui.
Como fica o tempo em Curitiba
E, segundo as previsões, a sexta (26) será uma réplica desta quinta, com temperaturas entre 10°C e 15ºC. Mas esse ‘invernico’ logo no começo da primavera já tem data para ir embora da Capital. A partir de segunda, 29, o calor começa a voltar e Curitiba vai registrar tardes de 25ºC.
Tempestade causou mais 28 mil raios
A tempestade que atingiu o Paraná entre o domingo (21) e a segunda-feira (22) teve ventos recordes e muitos raios, segundo divulgou ontem o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Além de vários municípios terem ventos mais fortes da série histórica, também foram computados 28.524 raios nuvem solo entre a zero hora de domingo e as 12 horas de segunda-feira.
Dos 399 municípios paranaenses, 394 receberam ao menos um raio nesse período. As maiores incidências foram em Guarapuava (756 raios), Jaguariaíva (624), Reserva (494), Arapoti (484) e Alto Paraíso (449).
Também foi confirmado um tornado em Santa Maria do Oeste, região Central do Paraná que atingiu a categoria F1. A classificação do tornado dentro da escala Fujita indica rajadas de vento entre 117 e 180 km/h, mas acredita-se que na cidade as rajadas foram as menores desta escala: de no máximo 120 km/h. Ubiratã, no Centro-Oeste também teve vento de 121 km/h, mas sem registro de tornado.