
O Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), iniciou em maio a entrega da terceira remessa de alimentos não perecíveis para a merenda escolar. A distribuição ocorre em 2.106 escolas públicas dos 399 municípios paranaenses e deve ser concluída até a primeira quinzena de junho.
Nesta etapa, serão entregues 4.494 toneladas de alimentos, com um investimento de R$ 23,5 milhões. A carga inclui itens essenciais como arroz, feijão (inclusive orgânico), farinhas, sal, temperos e massas, utilizados nas principais refeições dos turnos escolares.
Os produtos passam por inspeção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e são repassados aos centros regionais de distribuição após armazenamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Além disso, alimentos do Programa Mais Merenda, como biscoitos, chás e leite em pó, complementam as refeições menores, servidas na entrada e na saída dos turnos.
Estão previstas mais duas remessas com características semelhantes ainda em 2025.
“Seguimos comprometidos com a qualidade da alimentação escolar e com a responsabilidade de atender com excelência os mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual”, afirma Angelo Marco Mortella, chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da Fundepar.
Pinhão na merenda
Na mesma logística, cerca de 200 kg de pinhão — alimento típico e rico em energia, fibras e minerais — já foram distribuídos neste ano, em escolas de regiões onde a produção da semente é tradicional. O produto é oriundo da agricultura familiar.
Além disso, alimentos perecíveis como ovos, carnes e pães seguem cronogramas específicos de entrega, que ocorrem a cada 15 ou 20 dias, conforme a demanda de cada unidade escolar.
Para reforçar a diversidade nutricional, frutas, legumes e tubérculos, fornecidos por mais de 200 cooperativas da agricultura familiar, são entregues semanalmente, garantindo alimentos frescos e ricos em vitaminas e minerais para os alunos da rede pública estadual.