Paraná UFPR

Mais de 6 mil candidatos fazem nesta segunda a prova de Conhecimentos Específicos. Resultado final da UFPR 2024 sai dia 17 de janeiro

Redação Bem Paraná com assessoria
vestibular7

Entrada de vestibulandos para as provas de segunda fase do processo seletivo da UFPR, neste domingo (3/12). Foto: Valquir Aureliano

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aplicou neste domingo, 3 de dezembro, a prova de Compreensão e Produção de Textos do Vestibular 2024, a avaliação compreende a segunda fase do concurso. Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, para 6.619 candidatos.

A prova terá duração de 5 horas para os candidatos inscritos em cursos que optaram por duas específicas e de 2h30 para os que optaram por apenas uma. A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no mesmo dia, porém a partir das 10h30.

A divulgação das notas da segunda fase está prevista para o dia 20 de dezembro, com prazo para recurso entre os dias 20 e 22. A divulgação do resultado final do vestibular está agendada para 17 de janeiro.

Agrotóxicos, pirâmide etária e inteligência artificial

Os 9.133 candidatos responderam três questões discursivas, com os seguintes temas: impacto ambiental dos agrotóxicos, mudanças na pirâmide etária brasileira e inteligência artificial. A segunda fase do vestibular prossegue nesta segunda-feira, com a prova de Conhecimentos Específicos, apenas para candidatos que disputam vagas nos 33 cursos que têm essa exigência.

Abstenção

Dos 9.726 candidatos convocados para a segunda fase, 1.107 não compareceram para a prova de Compreensão e Produção de Textos, o que equivale a 10,81% do total (abstenção praticamente igual à da segunda fase do vestibular anterior, que foi de 10,58%). A prova foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

Na primeira questão, os candidatos deveriam fazer um resumo de um texto intitulado “Agrotóxicos são detectados em cera e mel de abelha”, publicado este ano no Jornal da Unicamp. A segunda questão pedia a elaboração de um texto analítico sobre um gráfico que mostra alterações na pirâmide etária brasileira entre 2012 e 2022.

Por fim, a terceira questão apresentava dois textos de apoio sobre inteligência artificial, solicitando aos candidatos um texto argumentativo-dissertativo a partir de uma frase do médico Luiz Carlos Lobo: “Quando você passa muito tempo deitado, sem mexer com as pernas, cria uma atrofia. Se você fica muito tempo sem mexer com a sua mente, ela também vai ficar mais preguiçosa”.