Mania comum em muitas grandes cidades do Brasil e do mundo, Curitiba também aderiu — e já faz tempo — ao costume de frequentar bares e botecos e “tomar” as calçadas e ruas. O que começou como um gesto de rebeldia pela ocupação dos espaços públicos da cidade, acabou se tornando um hábito em vários pontos da cidade.
No setor histórico acontece quase todas as noites, entre a Rua Jaime Reis e a Paula Gomes. Na Vicente Machado, no Centro, também. Em frente à Praça 29 de Março nos fins de semana. Sem falar nos bares da periferia, onde essa prática é até mais antiga.
Mas nem sempre a convivência é pacífica. Como é uma prática que nasceu entre os frequentadores, não existe uma regulamentação. O que vale é o bom senso. Quando esse deixa de vigorar, alguns conflitos acabam ocorrendo. Não é raro acontecer a intervenção policial, assim como discussões de trânsito. Mas, é como se prega: vale o bom senso.
Agora, além da ocupação das ruas e calçadas pelos frequentadores de bares e botecos, alguns estabelecimentos começaram a colocar cadeiras de praia na calçada, num convite ainda mais inspirador para a ocupação dos espaços da cidade. Será que vai pegar?
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.