pet
Nossas manias incluem um pet (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

O curitibano ama pets. Os animaizinhos de estimação são mais que uma mania. Hoje fazem parte da família. Um Censo Animal contratado pela Prefeitura de Curitiba em 2022, durante a Semana de Proteção Animal, apontou que Curitiba tinha 584.661 cães e 185.379 gatos. A relação na época ficou acima de um animal de estimação para cada três habitantes da cidade.

É uma taxa alta, mas dentro do esperado para grandes cidades, mas que mostra claramente como as famílias estão constituídas com a inclusão de um animal.

Os números também revelaram que 13% dos cães têm acesso à rua sem supervisão (semi-domiciliados ou abandonados). São 76 mil cães nesta situação. Do total de gatos da cidade, 37% têm acesso à rua sem supervisão e são 69 mil gatos.

Neste ano, a Prefeitura também anunciou a criação do primeiro hospital veterinário público do Paraná, no bairro Taboão. A previsão é que o Hospital Veterinário Municipal comece a funcionar ainda em 2024, com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. (Com informações da Prefeitura de Curitiba)

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.