Aeroviários realizaram, no começo da noite desta quarta-feira (2), uma manifestação contra o fechamento do escritório regional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Curitiba. O escritório funciona no Aeroporto do Bacacheri. A Anac anunciou o fechamento do escritório no dia 18 de fevereiro.
Ainda durante a tarde, o comandante Luis Carlos de Souza, piloto membro do Aeroclube do Paraná, leu na tribuna da Câmara de Curitiba um manifesto da categoria e pediu o apoio dos parlamentares na questão. O vereador Algaci Tulio (PMDB) pediu apoio da bancada paranaense no Congresso Nacional para atuarem contra o fechamento.

Segundo Souza, a Anac está com objetivo de centralizar seus serviços em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Conforme o comandante, a medida trará sérios prejuízos à categoria, pois os pilotos precisam realizar provas todos os anos para revalidar suas habilidades técnicas. Souza diz que se o escritório realmente fechar, os pilotos perderão tempo e dinheiro, pois terão que realizar suas avaliações em outras cidades, em um processo que poderá levar meses para ficar pronto. Segundo os aeroviários, o escritório de Porto Alegre já teria sido fechado.