Marcha da Jornada de Agroecologia movimenta o Centro de Curitiba nesta quarta

Isabelle
IMG_4393

Grupo da saiu da Praça Santos Andrade em direção à Alep (Foto: Luís Pedruco)

A manhã desta quarta-feira (6) foi marcada por uma mobilização no Centro de Curitiba. A tradicional Marcha por Terra, Teto e Agroecologia abriu a 22ª Jornada de Agroecologia, que reuniu centenas de camponeses, militantes, artistas, trabalhadores da economia solidária e apoiadores da causa de diversas regiões do Paraná.

A concentração começou às 8h, com um café da manhã agroecológico na Praça Santos Andrade. Por volta das 9h, os manifestantes seguiram em caminhada até a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde ocorreu uma sessão solene em homenagem ao evento, com a presença de deputados e lideranças da Frente Parlamentar da Agroecologia.

Entre as pautas defendidas estão o incentivo à agroecologia, direito à moradia, redução da jornada de trabalho, taxação dos super-ricos e o repúdio ao PL 2.159/2021, apelidado por ambientalistas de “PL da Devastação”.

A Jornada de Agroecologia segue até domingo (10), no Centro Politécnico da UFPR, com programação gratuita que inclui mais de 50 seminários, oficinas, conferências e atrações culturais.

Feira da Agrobiodiversidade e Culinária da Terra 

A Feira da Agrobiodiversidade já é espaço tradicional na Jornada, e deve reunir cerca de 100 empreendimentos da agroecologia, da economia solidária e da reforma agrária de várias partes do estado e também de outros estados, no pátio do campus Politécnico. 

Reconhecida como uma das maiores mostras da produção popular do Paraná, a feira reúne alimentos agroecológicos, sementes, cosméticos naturais, produtos de saúde e higiene, além de materiais dos movimentos sociais, como camisetas e bonés. Também estarão presentes artesãos e artesãs da capital, do interior e de povos indígenas, com uma diversidade de itens que inclui biojoias, acessórios, artes gráficas e produtos para casa, refletindo a diversidade de saberes e práticas que compõem o projeto da agroecologia.

Os visitantes da Jornada também poderão experimentar mais de 40 opções de pratos preparados com ingredientes agroecológicos, produzidos por assentados, quilombolas e agricultores familiares, no espaço Culinária da Terra. O espaço oferta refeições a preços acessíveis e com opções para consumidores veganos e vegetarianos. 

Estão previstas a venda de buraco quente (sanduíche típico curitibano, na versão tradicional e vegana), pastel, caldos e sopas, quirera com frango e/ou pernil desfiado, arroz crioulo, frango caipira, pizza (clássica e com massa de inhame), cuscuz com salame (com opções veganas), espetinhos, pamonha, pão caseiro recheado com linguiça, esfirras, misto colonial (pão caseiro com queijo e linguiça), acarajé, tapiocas, pães, empadão de jaca, sanduíche vegano e milho cozido.

Serviço:
22ª Jornada de Agroecologia
Data: 6 a 10 de agosto de 2025
Local: Universidade Federal do Paraná – Campus Politécnico – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba

Entrada gratuita
Mais informações: https://jornadadeagroecologia.org.br/