Marcha para Jesus reúne mais de 200 mil no Centro Cívico

Desde o meio da manhã são milhares de pessoas desfilando atrás de 15 trios elétricos na Avenida Cândido de Abreu

Da Redação Bem Paraná

Um dos maiores eventos evangélicos jamais realizados em Curitiba cobriu a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, com bandeiras coloridas, fé e muita animação desde a manhã deste sábado (19). A estimativa é de que entre as 9 horas até as 15 horas, horário previsto para o evento, mais de 200 mil pessoas de várias congregações religiosas circulem pelo Centro Cívico e pela Praça Nossa Senhora de Salete durante a Marcha para Jesus.

O evento neste ano saiu da Praça Santos Andrade com destino ao Palácio Iguaçu. Com a adesão voluntária de centenas de igrejas evangélicas da capital e região metropolitana de Curitiba, a expectativa é da maior Marcha para Jesus de todos os tempos. O tema deste ano lembra a importância da família.

Entre as participações os cantores e bandas Ana Paula Valadão, David Quilan, Maurício Paes, SalzBand, Salomão do Reggae, Megafone, Fogo de Sião, Entrega Total, Julio Cesar Freitas e Banda Átrios. Além disso, a marcha contou com a participação de autoridades para um ato cívico e profético de oração pelos líderes políticos do país, estado e município. A Marcha para Jesus ocorre em um lugar estratégico da cidade, no centro das decisões do Paraná e de Curitiba. É nosso papel, enquanto Igreja, abençoar e pedir que a mão de Deus governe os nossos políticos, ressalta o presidente do Conselho dos Ministérios Evangélicos do Paraná (Comep), bispo Antonio cirino Ferro.

A Marcha para Jesus é realizada na capital paranaense desde 1991, e faz parte do calendário oficial da prefeitura de Curitiba desde 2005. É um evento que ocorre em mais de 170 países. O tema do evento neste ano lembra mais uma vez a importância da família, com o slogan Eu e minha casa serviremos ao Senhor, texto bíblico presente em Josué.

O bispo Antônio Cirino Ferros, organizador do evento e presidente do Conselho de Ministros do Evangelho do Paraná (Comep), agradeceu a presença do governador Beto Richa e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, na Marcha Para Jesus e disse que esta presença representa a concretização de uma boa parceira entre o poder público e o trabalho social complementar desenvolvido pelas igrejas evangélicas e seus fiéis no Paraná.

Segundo o bispo, a caminhada cristã representa a união das lideranças e tem como objetivo celebrar e divulgar os princípios das igrejas, como um palco para a reflexão sobre temas importantes de interesse público em favor da família e da sociedade, especialmente com relação aos malefícios das drogas.

Cada participante da marcha é incentivado a contribuir com um quilo de alimento não perecível e também a fazer doação de órgãos, como a medula óssea, e de sangue, para transplantes. Os alimentos não perecíveis arrecadados pela Rede Evangélica Paranaense de Ação Social entre os participantes da marcha serão destinados a entidades assistenciais, como as Casas de Recuperação para Dependentes Químicos. A expectativa é de que a caminhada arrecade mais de três toneladas de donativos.

Durante o evento, que se prolongou durante toda a tarde de sábado, caminhões de som das igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Menonitas, Assembleia de Deus, entre outras congregações, apresentaram shows de música gospel.

Demonstrando preocupação ambiental, a organização do evento montou uma equipe para recolher todo o lixo encontrado durante o trajeto da marcha e encaminhar para uma central de reciclagem para a separação e reaproveitamento dos resíduos.