google
Rua Marechal Rubens Paiva, no interior do Paraná: homenagem saiu errada (Foto: Reprodução/ Google)

A tentativa era de homenagear Rubens Paiva, deputado federal cassado, preso e morto pela ditadura militar (1964-1985). Mas o acréscimo de um termo mais que inoportuno acabou tornando a tentativa de homenagem numa verdadeira gafe. O caso ocorreu em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde fica a Rua Marechal Rubens Paiva, no bairro Novo Mundo.

A via foi nomeada há mais de 30 anos, mas só agora, após a repercussão do filme Ainda Estou Aqui, ganhador do primeiro Oscar da história do Brasil, se percebeu o equívoco. E o erro ocorre pela inclusão do termo “Marechal”, justamente numa rua que deveria homenagear uma vítima da ditadura.

Segundo informações do portal G1, o responsável por sugerir a homenagem ao deputado foi o topógrafo Edio Riedi. Na época, a nomeação passou por secretários e pela prefeitura, que aprovaram o pedido. Só que alguém acabou colocando o termo “Marechal” antes do nome “Rubens Paiva” e ninguém percebeu o erro.

Agora, com a gafe vindo à tona, um pedido de correção do nome da rua já foi apresentada. E o departamento jurídico da prefeitura de Francisco Beltrão já analisa o trâmite necessário para fazer a alteração.