Marechal Rubens Paiva: rua no Paraná erra nome ao tentar homenagear deputado morto na ditadura

Erro foi percebido após mais de 30 anos da nomeação da via, que fica em Francisco Beltrão, no sudoeste paranaense

Redação Bem Paraná
google

Rua Marechal Rubens Paiva, no interior do Paraná: homenagem saiu errada (Foto: Reprodução/ Google)

A tentativa era de homenagear Rubens Paiva, deputado federal cassado, preso e morto pela ditadura militar (1964-1985). Mas o acréscimo de um termo mais que inoportuno acabou tornando a tentativa de homenagem numa verdadeira gafe. O caso ocorreu em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde fica a Rua Marechal Rubens Paiva, no bairro Novo Mundo.

A via foi nomeada há mais de 30 anos, mas só agora, após a repercussão do filme Ainda Estou Aqui, ganhador do primeiro Oscar da história do Brasil, se percebeu o equívoco. E o erro ocorre pela inclusão do termo “Marechal”, justamente numa rua que deveria homenagear uma vítima da ditadura.

Segundo informações do portal G1, o responsável por sugerir a homenagem ao deputado foi o topógrafo Edio Riedi. Na época, a nomeação passou por secretários e pela prefeitura, que aprovaram o pedido. Só que alguém acabou colocando o termo “Marechal” antes do nome “Rubens Paiva” e ninguém percebeu o erro.

Agora, com a gafe vindo à tona, um pedido de correção do nome da rua já foi apresentada. E o departamento jurídico da prefeitura de Francisco Beltrão já analisa o trâmite necessário para fazer a alteração.