A Marinha do Brasil emitiu alerta para ventos fortes de até 60 km/h no Litoral do Paraná entre a manhã e a noite da próxima segunda (22).
Leia mais
- Paraná bate recordes de calor, mas frio e chuva já têm data para voltar. Veja a previsão do tempo
- Primavera no Paraná tem previsão de calor e chuvas; além de influência de La Niña
O alerta é porque ma passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro, entre as cidades de Laguna (SC) e Arraial do Cabo (RJ), com ventos de direção Sudoeste a Sul.
Além dos ventos fortes, frente fria chega ao Paraná
No domingo (21), segundo o Simepar, haverá o avanço de uma frente fria bem organizada pelo Paraná. Nestas condições o risco de tempestades é bem elevado em todas as regiões. Além de chuva, raios e ventos fortes, há possibilidade também para ocorrência de granizo. Precipitações mais expressivas ocorrem inicialmente entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, mas se espalham para os demais setores ao longo do dia.
Ciclone extratropical
Conforme a Climatempo, o inverno já chega ao fim com a formação de uma forte frente fria e um ciclone extratropical. Por isso, a virada do inverno para a primavera será com temporais e queda da temperatura acentuada no centro-sul do Brasil.
A previsão é de que o sistema esteja completamente formado na noite do dia 20 de setembro e avance pelo Sul do Brasil e para o Mato Grosso do Sul durante o domingo, 21 de setembro.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor aqui.