
A quarta edição do Mata Atlântica EcoFestival, o maior festival de esportes de Aventura, Cinema e Arte do sul do Brasil – acontece de 14 a 28 de agosto em cidades da região do Bioma da Mata Atlântica no Paraná, incluindo Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e também em São Luiz do Purunã, representante dos nossos Campos Gerais.
Durante 15 dias, as cidades de Antonina, Araucária, Campo Largo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, e São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, serão o cenário de uma programação que privilegia a vida ao ar livre e a natureza. Cerca de 5 mil pessoas devem participar do evento.
Os esportes de Aventura, Cinema e a Arte são os pilares que sustentam o Mata. Aristides Athayde, um dos organizadores do evento, conta que o festival vem atraindo um público que já entendeu o quanto a desconexão com a natureza está ligada a inúmeros problemas físicos e comportamentais. É o chamado Nature déficit disorder, o transtorno do déficit de natureza.
“O que nós propomos todos os anos é aumentar esse tempo ao ar livre, diminuir as horas de telas, melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades e, por consequência, garantir uma sensibilização às pautas ambientais”, explica.
Aventura no Mata Atlântica EcoFestival
Na programação, uma grande variedade de atividades esportivas para todos os níveis de dificuldade. Está confirmado 6º Encontro Brasileiro de Kayak Extremo – no Rio Cachoeira, em Antonina -, e a Regata Festival do Espaço Vela e Vôo – no Passaúna, que passa por Curitiba, Campo Largo e Araucária. Além desses esportes de alto rendimento, atividades para o público em geral também serão oferecidas, como caminhadas, visitas guiadas a espaços naturais, trilhas, pilates de solo, banho de floresta, remada de caiaque e rapel.
Tem cinema
Este ano o Mata apresenta o seu IV Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar Livre e Natureza, com exibições gratuitas dos filmes selecionados.
Mais de 1200 filmes foram inscritos para esta edição. A participação de produções brasileiras encabeça a lista, com 271 títulos. Em seguida vem a Índia, com 98 filmes inscritos e o Iran, com 94 produções. Em quarto lugar está a Itália, com 56 produções, e a França, que trouxe 49 títulos. Ao todo, foi registrada a participação de produtores de 70 países.
Os filmes laureados – cerca de 30 títulos -, serão exibidos gratuitamente no Coreto do Passeio Público (de 14 a 28 de agosto, na Cinemateca de Curitiba (19 e 21 de agosto) e, pela primeira vez, no terraço do Cine Passeio (20 de agosto). Está confirmada também uma sessão de cinema ao ar livre no Parque das Águas, em Pinhais (23 de agosto). Após o encerramento do festival, a programação continua com duas sessões no Cine Guarani (dias 30 e 31 de agosto).
Arte no Mata Atlântica EcoFestival
A grande novidade do Mata deste ano é o projeto Mostra Cultural, que prevê um festival de bandas instrumentais autorais e uma exposição fotográfica de quatro profissionais. A Mostra irá acontecer na abertura do festival, no dia 14 de agosto, em Curitiba, e segue, nos dias 16 e 17, para o Campo das Artes, em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova. O local, que é uma residência artística de propriedade do ator curitibano Luis Melo, integra-se à Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, em meio à paisagem dos Campos Gerais.
A programação no Campo das Artes inclui uma grande feira de produtores regionais, intervenções artísticas, literatura, gastronomia, moda e economia criativa. No ano passado, 2 mil pessoas estiveram no espaço durante o final de semana.
Ainda dentro do segmento artístico, no dia 26 de agosto acontece o Encontro de Fotografia do Mata, com três profissionais convidados. O evento será no Cine Passeio e a participação é gratuita.
Mata Atlântica EcoFestival e a economia
O Mata Atlântica EcoFestival busca também colocar holofote no setor econômico que a vida ao ar livre movimenta. Este ano haverá painéis de discussões sobre ESG e apresentação de cases de empresas que têm a natureza como rumo do seu negócio. O Encontro de Empreendedorismo Outdoor será no dia 27, no Memorial Paranista, dentro do Parque São Lourenço, em Curitiba. O professor Carlos Duarte, idealizador do Volta a Ilha – a maior corrida de revezamento da América Latina -, e a empresária e chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho, responsável pelo Quintana Gastronomia, são alguns dos nomes confirmados no evento. A entrada é livre.
Aventuras urbanas
O Mata Atlântica EcoFestival acredita no esporte como ferramenta de transformação social. A prática esportiva aumenta a autoestima e a autoconfiança, atua no desenvolvimento motor e cognitivo, melhora o sono, a qualidade de vida e ainda reduz os riscos de doenças físicas e psíquicas. Por isso, pelo quarto ano consecutivo, está trabalhando para proporcionar a crianças de escolas municipais, uma tarde de atividades esportivas não convencionais, em Pinhais.
A ideia do Mata Atlântica EcoFestival
O Mata Atlântica Ecofestival foi inspirado em eventos internacionais e busca estimular a valorização da natureza e das atividades nas áreas do Bioma Mata Atlântica. “Queremos impulsionar o turismo de aventura e as manifestações artísticas, além de conscientizar sobre o papel de cada indivíduo no processo de preservação ambiental, que é tão urgente e necessário”, ressalta Aristides.
Nas três primeiras edições, cerca de 10 mil pessoas participaram de provas e eventos esportivos, artísticos e culturais. Além disso, todos os anos mais de 1,6 milhão de pessoas são alcançadas por meio de informações divulgadas em jornais impressos, portais, televisão, rádio e redes sociais.
O EcoFestival é uma celebração única que une aventura, arte e conservação e um público aparentemente com interesses variados, mas que se preocupa com um tema em comum: manter a natureza de pé. Mata Atlântica EcoFestival. Muitas tribos, uma só língua!
O Mata Atlântica EcoFestival 2025 é apresentado este ano pela Rumo Logística. Os patrocinadores são Brose e Grupo Ambiensys. Como apoiadores estão a GT Building, o Campo das Artes e o Instituto Rumo. A promoção oficial é da Mundo Livre e da RPC. A Mostra Cultura do festival tem a realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
SERVIÇO
Mata Atlântica EcoFestival
Data: 14 a 28 de agosto
Local: Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e Campos Gerais
Instagram: @mataatlanticaecofestival