Advogados, médicos, policial e professores estavam em avião que saiu do Paraná e caiu no interior de São Paulo; conheça suas histórias

CRM-PR e UFPR divulgaram notas lamentando os falecimentos

Redação Bem Paraná
aviao

Imagens de acidente aéreo no interior de São Paulo: aeronave havia saído de Cascavel, no oeste do Paraná (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Advogados, médicos e professores estão entre as vítimas de um acidente aéreo registrado em Vinhedo, no começo da tarde desta sexta-feira (9 de agosto). Ao todo, 61 pessoas estavam no avião (sendo 57 passageiros e quatro tripulantes) que havia saído de Cascavel, no oeste do Paranpa. Nenhuma delas sobreviveu ao acidente, segundo informações oficiais.

Entre as vítimas, já foi confirmado que estão pelo menos duas médicas residentes do Hospital do Câncer de Cascavel: Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim. Elas participariam de um congresso sobre oncologia no estado paulista. Outros médicos confirmados eram José Roberto Leonel Ferreira e Sarah Sella Langer.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por sua vez, divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento da professora Silvia Cristina Isaki, que também estava na aeronave. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, Silvia fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina.

Professores, médicos e ex-alunos da Unioeste e da UTFPR também estão entre as vítimas

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informou o falecimento de professores, médicos e ex-alunos da instituição: os professores Dr. Edilson Hobold do curso de Educação Física, campus Marechal Cândido Rondon; o professor Deonir Secco do curso de Engenharia Agrícola, campus de Cascavel; professora Raquel Ribeiro Moreira do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Cascavel; professor aposentado José Roberto Leonel Ferreira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, em Cascavel; a médica da UTI Pediátrica do HUOP e egressa do curso de Medicina da Unioeste, Sarah Sella Langer; e as ex-alunas Ana Caroline Redivo do curso de Administração, campus de Cascavel; e Hadassa Maria da Silva, do curso de Ciência Contábeis do Campus de Cascavel.

Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) confirmou o falecimento de duas servidoras do seu quadro docente e de seus esposos. Também foram vitimados os familiares de outros três professores e uma aluna egressa da instituição.

Faleceram no acidente: Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras, e seu esposo Adriano Daluca Bueno; Gracinda Marina Castelo da Silva, professora da área de Engenharia Química, e seu esposo Nélvio José Hubner; Deonir Secco, esposo da professora Araceli Ciotti de Marins; Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda, pais da professora Priscila Vaz de Arruda; Simone Mirian Rizental, tia do professor Fabio Rizental Coutinho; e Hadassa Maria da Silva, egressa do curso técnico em Mecânica do Campus Cornélio Procópio.

“Em razão da tragédia, a Reitoria da UTFPR decretou luto de três dias para toda a instituição em respeito à memória das vítimas, aos familiares, amigos e comunidade acadêmica”, informou a Universidade.

Menina de 3 anos, filha de jornalista de TV, estava com o pai

Entre as vítimas do acidente também estava a menina Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, filha da Adriana Ibba, jornalista que do Grupo Catve de Comunicação. A menina estava acompanhada do pai, Rafael Fernando dos Santos. 

OAB Cascavel também divulga nota

A OAB Cascavel também divulgou uma nota em suas redes sociais, lamentando os falecimentos das advogadas Laiana Vasatta (especialista em direito aéreo) e Adriana Maria dos Santos (cartorária graduada em Direito). “Em um momento tão difícil, expressamos nossa tristeza e rogamos para que todos encontrem conforto e força para atravessar por essa situação trágica”, escreveu a instituição.

Professor da rede estadual faria aniversário no próximo domingo

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lamentou a morte do professor Adriano Daluca Bueno, que completaria 48 anos no próximo domingo. O profissional era contratado pelo Estado, via PSS (Processo Seletivo Simplificado). Estava lotado no Colégio Estadual Dario Vellozo no município de Toledo (PR), onde ministrava aulas no curso de segurança do trabalho. “Neste momento de tristeza, a Secretaria transmite condolências, a família, colegas de trabalho, alunos e amigos do professor e de todos os envolvidos nessa tragédia que assola o nosso Estado”, comunicou a pasta.

PRF de luto: agente viajava com a esposa para os EUA

O policial rodoviário federal Hiales Carpini Fodra, de 34 anos, é mais uma vítima do acidente aéreo. Junto com ele estava sua esposa, Daniela Schulz Fodra. Ele era muito conhecido em Moreira Sales, onde nasceu, e em Ubiratã, onde residia com a esposa. Seu pai, inclusive, é Ari Fodra, o Ari do Esporte, ex-vice-prefeito de Moreira Sales. Segundo informou o repórter Carmo do Costa, eles seguiam para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de onde viajariam para os Estados Unidos. À noite, a Polícia Rodoviária Federal divulgou nota em que lamenta a perda dos dois.

LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE