Mega projeto prevê transformação do Centro de Curitiba; saiba quais são as principais ações

Redação Bem Paraná com SMCS
centro_curitiba_foto_rdziura-0189_0

Vista de drone da região central de Curitiba, capital do Paraná. (Foto: Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

”Coração” da Capital, o Centro de Curitiba vai passar por uma transformação na gestão de Eduardo Pimentel. O prefeito apresentou o Curitiba de Volta ao Centro a empreendedores e representantes de entidades de classe, em bate-papo na Associação Comercial do Paraná (ACP), na noite de quarta-feira (9). Eduardo também fez um convite.

“Invistam no Centro. Tragam suas empresas ou abram escritórios ou filiais na região”, disse o prefeito. “O município vai apoiar a criação de oportunidades de emprego no Centro. Só assim, juntos, vamos promover o desenvolvimento sustentável desta região, com mais empregos e mais pessoas voltando a trabalhar e morar aqui, pediu Eduardo Pimentel.

O prefeito contou que a renovação do Centro será um trabalho conjunto, realizado em diferentes etapas, a curto, médio e longo prazos, envolvendo poder público, empresas, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e a população na construção das soluções. Para isso foi criada a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que tem como presidente o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

“Já começamos a desenvolver desde janeiro ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que levou milhares de curitibanos para a Rua Emiliano Perneta, a requalificação urbanística, a ampliação da segurança, o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social, a reocupação de imóveis, os incentivos ao comércio e a preservação histórica”, destacou Eduardo Pimentel.

Ações de curto, médio e longo prazos que integram o programa Curitiba de Volta ao Centro:

Ações em andamento do Curitiba de Volta ao Centro

Domingo no Centro – Lançado em março, o Domingo no Centro oferece serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça. Começou na Rua Emiliano Perneta e a partir deste mês passará a ocorrer no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês, das 9h às 15h. 

Centro Seguro – Em fevereiro, teve início a Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná. Ao todo, 1.039 agentes de segurança e 430 viaturas têm reforçado o policiamento e o apoio às equipes de acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.

Domingão Paga Meia – Um dos primeiros atos de Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura foi reduzir a tarifa de ônibus para R$ 3 aos domingos e feriados, no Domingão Paga Meia. A iniciativa também estimula os curitibanos a irem participar das atividades programadas para o Centro, nos fins de semana, como o Domingo no Centro, o Lazer na XV (sábados), a Feira do Largo da Ordem, as feiras especiais e os espaços de cultura e lazer do município.

Pessoas em situação de rua – Desde janeiro, Fundação de Ação Social (FAS) ampliou as abordagens às pessoas em situação de rua. Hoje, são oito equipes com 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização. A Prefeitura também modernizou a frota de veículos da FAS com 23 novas vans, as chamadas Laranjinhas.

Iluminação pública – A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) já começou o trabalho de modernização da iluminação pública em 52 ruas do Centro, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas. A substituição já ocorreu na Avenida Cândido de Abreu, Rua Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro e Alameda Augusto Stellfeld. 

Reocupação de imóveis – Dentro das ações de reocupação de imóveis e preservação histórica, o prefeito inaugurou, no dia 29 de março, o Estúdio Riachuelo, novo polo de criatividade e tecnologia no Centro de Curitiba. Localizado em uma unidade de interesse de preservação, em frente ao Cine Passeio, na Rua Riachuelo, o espaço está equipado com modernos computadores e programas. O Estúdio Riachuelo passa a ser o ponto de encontro para a cultura pop e os gamers e irá integrar um futuro “Corredor Criativo do Centro de Curitiba”, conectando o local ao Solar do Barão e Cine Passeio.

Novas calçadas – Serão 15 km de calçadas requalificadas pela Smop. Um exemplo pode ser visto em 1 km da Rua Emiliano Perneta, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Benjamin Lins. As novas calçadas são planas, mais amplas e acessíveis.

Manutenção do asfalto – Requalificação do asfalto pela Smop, para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta. Além de asfalto, as vias terão novo calçamento, mobiliário e paisagismo, incluindo o plantio de árvores para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar da região.

Grandes eventos – Apoio a eventos privados, como o Festival de Curitiba, que voltou a ter a parceria da Prefeitura e ocupou vários espaços do município no Centro, como as Ruínas do São Francisco. A Prefeitura também já anunciou que articula a volta da Vinada Cultural, evento gastronômico tradicional que ocorrerá no Centro da cidade e é promovido pelo Bom Gourmet e Gazeta do Povo.

Fomento ao turismo – Abertura do novo Posto de Informações Turísticas da Rua 24 Horas, disponibilização das Unidades Móveis de Promoção e Informação Turística em eventos como o Domingo no Centro, entrega das novas barracas da Feira do Largo da Ordem e relançamento do Walking Tour para turistas e moradores da cidade.

Desburocratização e geração de emprego – A Prefeitura vai avançar na desburocratização da concessão de alvarás para a abertura e ampliação de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e casas noturnas. 

Inverno Curitiba e Natal – As programações da Oficina de Música, do Inverno Curitiba e do Natal, que têm forte impacto no Centro, terão muitas novidades e mais parcerias com o setor privado e entidades, como a ACP e Fecomércio.