Memorial homenageia vítimas da Covid-19 em Curitiba

Praça Santos Andrade recebe milhares de fitas simbolizando cada uma das mortes

Redação Bem Paraná

Franklin de Freitas - Memorial das vítimas da Covid: população pode deixar mensagens

As escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se tornaram, ontem, parte de um Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 em Curitiba. Mais de 2,5 mil fitas foram colocadas n o local simbolizando cada uma das pessoas que morreram na Capital em decorrência da doença. Até ontem eram 2.574 mortes na cidade só pelo novo coronavírus.

A organização do Memorial foi do coletivo Movimento Levante. “Escolhemos homenagear os mortos pela Covid-19 como nossa primeira ação porque é preciso lembrar quem pagou o preço pela falta de prevenção e de cuidado nessa situação grave em que vivemos”, explica a empresária Janaína Santos.

O grupo se inspirou num memorial semelhante criado pela Igreja Metodista Trinity United, em Madison, Wisconsin, Estados Unidos. Lá, da mesma forma, fitas foram colocadas do lado de fora da igreja para lembrar as pessoas que pereceram para a doença.

A ideia é que quem quiser levar outra fita ou escrever uma mensagem nelas possa fazê-lo no local.

Boletim de Curitiba

O boletim da Secretaria Municipalde Saúde de Curitibade ontem trazia 455 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus.

Até agora são 2.574 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 126.090 moradores de Curitiba já foram infectados.

Boletins Covid-19

Dia 26/01

Curitiba
Novos casos 455
Mortes 11
Total
Casos 126.090
Mortes 2.574

Paraná
Novos casos 6.815
Mortes 81
Total
Casos 528.624
Mortes 9.510

Brasil
Novos casos 61.963
Mortes 1.214
Total
Novos casos 8.933.356
Mortes 218.878

Vacinação

No Paraná
O Paraná vacinou 76.517 pessoas contra a Covid-19 até as 17h de ontem. A quantia representa 34,8% das 219.271 doses distribuídas pelo Governo do Estado até o momento. A conta considera as 132.771 doses da Coronavac que chegaram no dia 18 – a metade do primeiro lote 265.600 aplicações – e as 86.500 desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca que desembarcaram em Curitiba no sábado. A aplicação é feita pelos municípios.

Em Curitiba
Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou até a segunda-feira 4.563 doses da vacina. Ao todo, Curitiba deve receber nessa primeira etapa 46.320 unidades da vacina Coronavac, contando primeira e segunda doses. No domingo a SMS recebeu 20.380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca.

Mais locais
Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho e as Defensorias Públicas da União e do Estado, no Paraná, recomendaram uma série de providências às Secretarias de Saúde quanto à vacinação contra a Covid-19. Entre elas, que Curitiba crie mais locais devacinação além do Pavilhão de Eventos no Parque Barigui.

Ônibus
Começa a funcionar hoje uma linha de ônibus exclusiva para atender quem vai se vacinar. A linha X52 – Vacina-Pq Barigui vai fazer o trajeto entre o Terminal do Campina do Siqueira e o Centro de Eventos no Parque Barigui, local onde se concentra a vacinação na capital. A entrada para o parque é feito apenas pelo acesso da BR-277. A entrada pela Avenida Cândido Hartmann está bloqueada pela Setran.

Comércio aos domingos
Empresários do setor de bares e restaurantes se reuniram ontem com vereadores de Curitiba para pedir a reabertura do comércio da Capital aos domingos. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Mauro Goulart, afirmou que a proibição da abertura de negócios aos domingos pela prefeitura, em razão da pandemia da Covid-19, “não é embasada cientificamente” e estaria penalizando quem respeita os protocolos sanitários, enquanto favorece os os clandestinos.