Paraná km²

Conheça a menor cidade do Paraná que se destaca pela qualidade de vida

Pinhais tem pouco mais de 60 km² de extensão

Isabelle Sales
pinhais capa

Com 60 mil quilômetros quadrados, Pinhais é o menor município do Paraná (Foto: PMP)

A menor cidade do Paraná é também uma das mais desenvolvidas do estado. Localizada a apenas 9 quilômetros do centro de Curitiba, Pinhais tem pouco mais de 60 km² de extensão e, apesar do tamanho reduzido, conquistou projeção estadual graças ao seu índice de desenvolvimento.

De fato, Pinhais é o menor município da Grande Curitiba. Para comparação, seus vizinhos têm territórios mais extensos: Colombo (197,58 km²), Quatro Barras (180,47 km²), Piraquara (227,04 km²), Curitiba (435,27 km²) e São José dos Pinhais, que se destaca com 946,04 km².

O município, que completou 33 anos de emancipação em março de 2025, já figura entre os mais prósperos do país segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com cerca de 127 mil habitantes, é o menor em território da Região Metropolitana de Curitiba, mas supera vizinhos maiores em indicadores de saúde, educação e geração de emprego.

Além disso, Pinhais também se destaca em qualidade de vida. Segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado pela plataforma IPS Brasil, o município está entre os com melhores indicadores.

Confira os seis municípios da Região Metropolitana de Curitiba com melhor qualidade de vida depois da Capital, com base nos dados mais recentes.

  1. Quatro Barras 67,94
  2. Rio Negro 66,34
  3. São José dos Pinhais 66,21
  4. Pinhais 64,66
  5. Araucária 62,55
  6. Fazenda Rio Grande 62,54

Índice de Desenvolvimento

De acordo com os últimos dados da Firjan, Pinhais ocupa a 55ª posição no ranking nacional e a 14ª no estadual. O município alcançou nota 0,8453 no índice, que varia de 0 a 1, entrando no seleto grupo de apenas 255 cidades brasileiras classificadas com desenvolvimento alto.

O maior destaque está no eixo Emprego e Renda, resultado da diversidade econômica, da absorção de mão de obra formal e do bom desempenho do PIB per capita. Na área da saúde, Pinhais também se sobressai, com bons índices de atendimento pré-natal, número de médicos, cobertura vacinal e baixa taxa de internações por causas evitáveis.

Turismo

Além dos bons indicadores sociais e econômicos, Pinhais também é referência em lazer, turismo e cultura. Quem visita a cidade encontra opções que vão desde o contato direto com a natureza até experiências gastronômicas e culturais.

Parque da Ciência Newton Freire Maia

Planetário do Parque da Ciência (Foto: PMP)

Um dos principais atrativos de Pinhais é o Parque da Ciência Newton Freire Maia, instalado em uma área de preservação ambiental. O espaço funciona como centro interativo de divulgação científica e tecnológica, reunindo painéis, experimentos, maquetes e recursos audiovisuais que transformam ciência em experiência prática e divertida.

O grande destaque é o Planetário, que oferece apresentações exclusivas. Diferente da maioria dos planetários do país, este traz a astronomia sob a ótica dos povos indígenas, principalmente os que habitaram o Paraná. As sessões, com duração de 30 minutos, comparam a visão ocidental e indígena dos astros, preservando e valorizando a cultura ancestral.

Endereço: Estrada da Graciosa, 7400 – Atuba
Funcionamento: segunda a sexta-feira, em horário comercial (visitas agendadas)

Parque das Águas

Parque das Águas (Foto: PMP)

O Parque das Águas é considerado um dos maiores da região e tornou-se um verdadeiro cartão-postal de Pinhais desde sua inauguração, em 2018. O espaço foi planejado para atender famílias e esportistas, oferecendo pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, mirante, praças temáticas e playgrounds.

O local conta ainda com praça de alimentação, presença da Guarda Municipal e da Defesa Civil, garantindo segurança aos visitantes.

Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), esquina com a Estrada Ecológica

Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

Centro Cultural (Foto: PMP)

Com arquitetura moderna e 1.300 m² de área construída, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann conta com anfiteatro para 150 pessoas, biblioteca pública, gibiteca, salas para oficinas de artes plásticas, música e dança, além de um espaço de exposições.

Na área externa, há uma concha acústica que recebe apresentações culturais e musicais. O centro é também palco de eventos comunitários e oficinas gratuitas que incentivam a formação artística da população.

Serviço

Endereço: Rua Vinte e Dois de Abril, 305 – Estância Pinhais
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 21h

Centro Cultural Gagliastri

Espaço reúne obras do artista (Foto: PMP)

Idealizado pelo escultor e pintor Luis Gagliastri, o Centro Cultural Gagliastri reúne ateliê, espaço para fundição de esculturas, trilhas e um vasto jardim de obras ao ar livre. Misturando metais, pedras semipreciosas e mármore, o artista já participou de mais de 80 exposições no Brasil e no exterior.

O centro ocupa um terreno de 73 mil m² e oferece uma imersão artística que conecta a natureza com a criatividade humana.

Serviço

Endereço: Rua Rio Cristal, 22 – Alphaville Graciosa

Bosque Municipal

Bosque Municipal (Foto: PMP)

Inaugurado em 2010, o Bosque Municipal de Pinhais foi o primeiro da cidade e é até hoje um dos locais preferidos para caminhadas e lazer. Com mais de 21 mil m² de área verde, o espaço possui pista de corrida, playground, academia ao ar livre, espelho d’água, mirante e até uma praça rosa dos ventos.

O bosque é acessível, conta com estacionamento amplo e abriga exemplares de pinheiros-do-paraná, árvore símbolo do estado e hoje ameaçada de extinção.

Serviço

Endereço: Rua 24 de Maio, s/n – Centro
Funcionamento: diariamente, das 6h às 21h

Bosque Bordignon

O Bosque Bordignon (Foto: PMP)

Outro espaço verde muito procurado em Pinhais é o Bosque Bordignon, inaugurado em 2013. Com 12 mil m² de área, o bosque possui lago, ponte, pista de caminhada, academias ao ar livre, parque infantil e mesas de jogos, além de vastas áreas de mata nativa.

Serviço

Endereço: Rua Enedina Israel da Rosa, esquina com Arapongas – Jardim Alto Tarumã
Funcionamento: das 6h às 21h

Rota da Cerveja

Cervejaria Way Beer (Foto: Divulgação)

A Rota da Cerveja Artesanal acontece em Pinhais desde 2017. A iniciativa reúne sete cervejarias locais (Ovelha, Yellow Bird, Coice da Mula, Way Beer, Lobos, Rubira e Oner), que oferecem rótulos inovadore.

Além das visitas, a cidade realiza eventos tradicionais como o Festival da Cerveja, Rock Beer e Pinhais Beer Pork, que movimentam o turismo e consolidam o município como referência no setor.

Os tours da rota acontecem mensalmente, mediante inscrição prévia. As datas são divulgadas pela prefeitura no site e no instagram.