Mercado Municipal de Curitiba comemora 57 anos com bolo

SMCS

Os 57 anos do Mercado Municipal de Curitiba foram celebrados com muita festa neste sábado (1º). Entre os destaques da programação, oficinas gastronômicas e a distribuição de um bolo preparado pela equipe de educação alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento.

O prefeito Gustavo Fruet cortou e distribuiu o bolo de aniversário para os visitantes do mercado ao lado da vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.O Mercado Municipal é um espaço de convergência, de encontro, de lazer e de referência do turismo de Curitiba. Juntamente com toda a estrutura da Secretaria Municipal de Abastecimento, o Mercado também é uma referência de qualidade e de valores para alimentação da população curitibana. É muito importante preservar essa história bonita de Curitiba, respeitar os trabalhadores do Mercado Municipal e valorizar e preservar esse espaço público para as próximas gerações, disse Fruet.

O secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto, destacou a evolução do Mercado Municipal na última década, quando passou a ser um espaço de promoção da cultura alimentar e do agronegócio paranaense. Na atual gestão, temos um novo momento, com um perfil de maior participação social e com a realização de eventos para difundir a cultura e arte da nossa terra”, disse. “O Mercado Municipal é cada vez mais um espaço democrático, com a realização de eventos gastronômicos e culturais todos os finais de semana. Também estamos trabalhando muito forte a questão da educação alimentar de nossas crianças e da melhoria do padrão de vida da nossa população.

O casal Doroty e Dirceu Beniche prestigiou a festa e comeu o bolo de aniversário. Frequentamos o mercado há muitos anos, sempre aos sábado e domingos. Moramos no Alto da Glória e vimos sempre caminhando até aqui. Fazemos a feira e compramos peixe para manter nossa alimentação saudável, lembrou Dirceu. E o mercado está cada vez mais bonito nos últimos anos, encontramos muita gente por aqui, destacou Doroty.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Mario Shiguemitu Yamasaki,, disse que depois da reforma nos anos 2000, o Mercado passou a atrair um público mais jovem e se tornous um centro gastronômico. “Agora, somos ponto de referência para os chefs de cozinha, pois oferecemos todos os produtos aos curitibanos no mercado, afirmou. O hortifruteiro é dono de uma das bancas mais antigas do espaço, aberta por seu pai em 1960, quando ele tinha apenas 5 anos.

Participaram do evento de aniversário os secretários municipais da Mulher, Roseli Isidoro, e do Esporte, Lazer e Juventude, Aloísio Dutra Jr., o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, e o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Brunel.

O Mercado

O Mercado Municipal foi inaugurado em 2 de agosto de 1958. Ao longo dos anos, tornou-se o mais tradicional e importante centro de abastecimento e gastronomia de Curitiba. No local, os consumidores encontram desde frutas, verduras e legumes a produtos típicos e exóticos das mais diversas culturas. Com a ampliação de sua área e a instalação do Mercado de Orgânicos, passou a estimular uma nova tendência em alimentação, constituindo-se no primeiro no Brasil exclusivo para o gênero.

Além de ter se tornado sinônimo de centro de abastecimento, o Mercado Municipal é dedicado à difusão de práticas gastronômicas e de educação alimentar. A reforma do Mercado garantiu a instalação de um espaço de eventos, na entrada da Avenida Sete de Setembro, onde ocorrem aulas shows de chefes e oficinas de receitas rápidas e saudáveis ministradas pela equipe de nutricionistas da Secretaria do Abastecimento.

O mezanino do Mercado de Orgânicos abriga espaços para eventos, como o auditório utilizado para capacitação e treinamento de funcionários, comerciantes, produtores e outros públicos. No mesmo local há uma sala de aula e uma cozinha gourmet, onde são realizados cursos mais elaborados e de maior duração para a divulgação de conceitos e práticas para uma alimentação mais saudável. Atualmente, o Mercado Municipal conta com 193 empreendedores que geram cerca de mil empregos diretos. O local recebe em média 60 mil pessoas por semana.