Divulgação/Ascesme

Os clientes do Mercado Municipal de Curitiba com dificuldade de locomoção têm desde a última quarta-feira (14) uma cadeira de rodas manual à disposição, para realizarem o passeio e as compras com mais acessibilidade. Não há custos para a utilização e, por questões de segurança, o uso é restrito às dependências do Mercado e aos estacionamentos.

A cadeira foi doada pelo Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, que tem uma agência em frente ao Mercado. “A ideia é oferecer mais conforto e comodidade a pessoas obesas, especiais, idosas ou qualquer cliente que tenha necessidade de uso da cadeira”, afirma o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Cleverson Augusto Schilipacke.

O empréstimo pode ser feito no escritório da Ascesme, localizado no segundo piso, próximo da praça de alimentação, mediante a apresentação de um documento com foto (se possível CNH), para cadastro. É possível chegar até a Ascesme de elevador. “Não há limite de tempo para o uso, desde que se respeite os horários de funcionamento do Mercado”, explica Schilipacke.

O Mercado tem diversos pontos de acessibilidade, a começar pela estrutura de rampa em todas as entradas. Há barras de apoio nos banheiros; elevador para PcD, para acesso do térreo ao segundo piso; uma plataforma; e sinalização de como chegar aos banheiros e praça de alimentação.

Campanha prorrogada

E por falar em acessibilidade e assistência, o Mercado Municipal de Curitiba decidiu prorrogar a campanha Inverno Solidário, que recolhe desde meados de junho doações de agasalhos e alimentos não perecíveis para pessoas auxiliadas pela Associação Paranaense de Assistência ao Paraplégico (Apap). Os produtos podem ser entregues na Ascesme até o dia 23 de julho e não mais até 15 de julho, como estava programado inicialmente.

Acesso

O Mercado Municipal não permite a entrada de clientes com temperatura superior a 37,5ºC. Nas entradas vigentes – Avenida Sete de Setembro, Rua da Paz, 640 e Rua General Carneiro, os clientes têm à disposição pias para higienização das mãos e álcool em gel.

O funcionamento é de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, e domingo, das 8h às 13h (restaurantes até às 15h).