O Paraná enfrenta uma onda de calor nos últimos dias, com recorde de temperaturas em muitos municípios. Na manhã desta quarta-feira (5), o calorão começou a amenizar, pelo menos em Curitiba. Fazia 22ºC às 9h30.
As temperaturas mais amenas e o céu nublado dão indícios das chuvas que virão nos próximos dias. O posicionamento do sistema de alta pressão sobre o oceano, favorece a incursão de umidade para o continente, ingrediente importante para a formação de chuvas típicas de verão. Em Curitiba, deve começar a chover a partir das 14h desta quarta (5).
O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades para o Paraná. As regiões atingidas pelas tempestades são o Centro Ocidental Paranaense, Noroeste, Norte Central, Sudoeste Paranaense, Oeste, Norte Pioneiro, Sudeste, Centro-Sul e Centro Oriental.
O aviso, classificado como perigo potencial, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Onda de calor
A onda de calor deve persistir pelo menos até sábado (8), segundo alerta vermelho do Inmet. As regiões que devem registrar as maiores temperaturas são o Centro Ocidental Paranaense, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oeste e Centro-Sul Paranaense.