mutirao aedes
Mutirões de combate à dengue em Curitiba (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Mesmo com os dias frios em Curitiba desde o fim da semana passada, Curitiba segue com os mutirões de combate à dengue. Apesar das temperaturas baixas, chove na Capital, e assim pontos de acúmulo de água devem ser vistoriados e eliminados.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) realizam mais dois mutirões do Curitiba Sem Mosquito antes do feriado de Corpus Christi, nos bairros Cajuru e Atuba. A população das duas regiões está sendo orientada a vistoriar as casas e quintais em busca de materiais inservíveis, que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nos dias marcados, os caminhões da SMMA vão recolher os materiais descartados.

No bairro Cajuru, a coleta será realizada nesta segunda-feira (27/5), em 20 quarteirões na região da US Cajuru. No bairro Atuba, o recolhimento será na terça-feira (28/5) e quarta-feira (29/5), em 22 quarteirões no entorno da US Esperança.

“Em 2024, já realizamos 47 mutirões para ajudar a população a descartar materiais que acumulam água, o pior vilão da dengue. Precisamos eliminar o Aedes de nossas casas”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Com a queda de temperatura, a expectativa é de redução de casos de dengue em Curitiba. No entanto, o cuidado com a eliminação dos criadouros deve ser permanente, porque os ovos do Aedes aegypti podem permanecer adormecidos por até um ano em recipientes, aguardando o ambiente ideal para eclodir: água parada e calor.

A secretária da Saúde destaca que a Prefeitura de Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais, dando ao cidadão diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis. Os mutirões são uma estratégia a mais para descarte de potenciais criadouros do Aedes.

“É preciso manter uma rotina de vistoriar semanalmente o ambiente em que vivemos para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Se cada cidadão fizer sua parte, vamos eliminar os riscos de novos casos e mortes por essa doença”, destacou.

Orientações
Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel na data da passagem dos caminhões. Resíduos menores devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis como móveis, eletrodomésticos e entulhos, materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba nesta ação.

Em 2024, já foram realizados 47 mutirões do Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, e recolhidas mais de 800 toneladas de materiais inservíveis e entulhos. Em todo ano de 2023, foram realizados 14 mutirões, que recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários da cidade.