
Metade do Paraná segue em alerta amarelo para chuvas mais fortes, segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (inmet). O alerta vale para a manhã da sexta-feira (6) até o fim da noite do mesmo dia. Nesta quinta-feira (5), chuvas seguem ocorrendo em boa parte do Paraná.
Segundo o Simepar na sexta-feira teremos mais um dia com chuvas em boa parte do Paraná. Circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera contribuem para formação de áreas de instabilidade no Estado. Deve chover com mais intensidade na “metade sul” paranaense, enquanto no noroeste e no norte as pancadas de chuva são rápidas e localizadas.
Chuvarada causa destruição no Paraná e vem mais por aí; Defesa Civil fica em alerta
Paraná contabiliza mais estragos por temporal: são 940 casas destruídas
Já segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), até mesmo formação de granizo na sexta. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Curitiba
O último boletim do Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres de Curitiba (CMGERD), apontava precipitação acumulada na Capital nas últimas 24 horas de até 69 mm de chuva. O boletim foi divulgado às 8 horas.
“Curitiba recebe chuvas moderadas a fortes nas últimas 24 horas. Foram registradas rajadas de vento de 47,5km/h (Fonte SIMEPAR) e volume pluviométrico de 69 mm na Estação Meteorológica de Defesa Civil de Curitiba, localizada no Bairro Portão. Sem registro de pontos de alagamentos na Capital. Não há registros de vítimas, nem desalojados e desabrigados”, diz o boletim.
Abaixo segue os dados das Estações Meteorológicas registradas na manhã do dia 05/10/2023:
PCDM_DC_Córrego Bigorrilho: 61 mm
PCDM_DC_Bairro Novo: 65 mm
PCDM_DC_Boa Vista: 60 mm
PCDM_DC_Boqueirão: 67 mm
PCDM_DC_CIC: 68 mm
PCDM_DC_Cajuru: 60 mm
PCDM_DC_Matriz: 61 mm
PCDM_DC_Pinheirinho: 67 mm
PCDM_DC_Portão: 69 mm
PCDM_DC_Santa Felicidade: 63 mm
PCDM_DC_Tatuquara: 52 mm
As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam vir a ocorrer A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC-Curitiba está em constante monitoramento
Os canais de atendimento as emergências são os telefones:
199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).