A Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de Curitiba coordena missas em 11 cemitérios da Capital, hoje, dentro do Projeto Finados. A principal acontece no Cemitério Água Verde, a partir das 10 horas, com o padre Reginaldo Manzotti e o arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti. A expectativa é reunir pelo menos 30 mil pessoas, diante de um palco montado especialmente para o evento na Praça Sagrado Coração de Jesus. A missa deve terminar por volta das 12 horas.
Só de Santa Catarina devem vir 50 ônibus lotados por fiéis que acompanham o programa de rádio “Experiência de Deus”, apresentado pelo padre em Curitiba e retransmitido para cidades catarinenses. O programa de rádio também chega ao Norte e Oeste do Paraná e, por isso, a expectativa é que a missa de Finados reúna mais de 30 mil pessoas.
O Projeto Finados acontece há 12 anos em Curitiba. Dom Moacyr também celebra a missa no Cemitério Municipal São Francisco de Paula às 8h30. Os outros locais que recebem o Projeto Finados são os cemitérios paroquiais do Campo Comprido, Abranches, Umbará, Nova Orleans, São Marcos, Santa Felicidade, e os municipais Boqueirão, Santa Cândida e São Pedro.
A Prefeitura também autorizou a venda de flores e velas em 78 pontos próximos aos cemitérios municipais. Das 78 vagas, 38 são para funcionamento dos postos de venda nas proximidades do Cemitério Municipal de Santa Cândida; 30 vagas no Cemitério Municipal do Boqueirão e 18 vagas que funcionarão perto do Cemitério Municipal Água Verde.
A Ecovia e a PRF farão operação de sinalização na altura do cemitério Nosso Senhor do Bonfim, (km 71, da BR-277, em São José dos Pinhais), que deve receber grande movimento. Cones vão dividir a pista para quem vai para o cemitério e para quem desce para as praias.
Plantão invasão — A Prefeitura de Curitiba manterá um plantão especial durante o feriado de Finados para evitar invasão de terrenos públicos. O plantão será feito pela Guarda Municipal. Começou na noite de ontem e segue até a manhã de segunda-feira. A Guarda Municipal reforçará a fiscalização nas áreas públicas e equipes ficarão de prontidão nas Administrações Regionais.
Também ficará disponível um serviço de atendimento telefônico 24 horas para receber denúncias de invasão por parte da população. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou pela Central 156.
O plantão da Guarda Municipal será reforçado por equipes das secretarias do Urbanismo, Administração, Governo e das Administrações Regionais. A Cohab também manterá sistema de vigilância, com rondas permanentes nos bairros.
Todos os carros que participarão da fiscalização terão rádios para que as equipes possam se comunicar e trocar informações. As denúncias recebidas pelo plantão telefônico serão encaminhadas para verificação ao grupamento da Guarda Municipal mais próximo. A vigilância será feita apenas nas áreas que pertencem ao município. O cuidado é necessário, porque estes terrenos estão destinados à implantação de equipamentos sociais. Nas propriedades particulares, a responsabilidade é do dono da área.
Assine
e navegue sem anúncios