Mocidade Azul é a campeã no desfile do Carnaval de Curitiba

Escola recebeu 199,1 pontos no total, desbancando a Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza

Redação Bem Paraná

No ano em que o desfile de Carnaval voltou para a Avenida Marechal Deodoro, a escola de samba Mocidade Azul sagrou-se a campeã do Carnaval de Curitiba. A apuração da avaliação dos jurados ocorreu na tarde deste domingo (2), no Memorial de Curitiba.

A Mocidade Azul recebeu 199,1 pontos no total, superando a Acadêmicos da Realeza (2º lugar com 196,7 pontos), a Embaixadores da Alegria (3º, com 194,9) e a Leões da Mocidade (4º com 194,0). Com isso, a Mocidade Azul desbancou a Acadêmicos da Realeza, campeã em 2013. As duas haviam dividido o título em 2012, já que na ocasião terminaram empatadas. A Leões da Mocidade, última colocada, caiu para o grupo de acesso do Carnaval da cidade.

Na divisão de acesso do Carnaval de Curitiba, a vitória coube à escola Imperatriz da Liberdade, que bateu Os Internautas, Unidos do Bairro Alto e Unidos de Pinhais na avaliação dos jurados. Com isso, a escola vitoriosa vai desfilar no grupo principal em 2015.

Foram avaliados dez quesitos: enredo, samba-enredo, bateria, ala das baianas, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, conjunto e harmonia. Cada categoria foi avaliada por dois jurados diferentes. Apenas cinco de um total de 20 jurados não deram nota máxima para a Mocidade Azul.

A abertura dos envelopes com as notas atrasou. Prevista para começar às 15 horas, teve início apenas às 16h30, a partir do momento em que todas as escolas estavam presentes ao Memorial. Primeiro, foram divulgadas as notas do grupo de acesso com encerramento às 17h15. Às 17h45, começaram-se a abrir os envelopes com os resultados do grupo principal.

A apuração foi marcada por manifestações dos dirigentes de escolas. Um deles afirmou que o desfile foi prejudicado pela greve nos ônibus. Outro afirmou que as notas na planilha estavam rasuradas – antes de ser anunciadas, cada nota dos avaliadores passou por uma revista dos quatro integrantes das escolas que estavam na mesa. Um terceiro afirmou que as escolas de samba não podem atrasar o desfile, mas a comissão organizadora não vê problema em atrasar o anúncio das notas.

Às 18h05, uma integrante de uma escola tentou invadir o palco em que estava a mesa da organização do Carnaval. Ela teve que ser contida. Mais tarde, o integrante da escola Embaixadores da Alegria foi retirado da mesa pela organização.

Sem perdas

Pelo regulamento do desfile, havia quesitos que poderiam eliminar as escolas previamente. Todas cumpriram o número mínimo de integrantes, de 230. Assim, ninguém foi eliminada de antemão. A Leões da Mocidade teria atrasado o início do desfile em 5 minutos. Contudo, uma contra-argumentação foi aceita pela mesa e não houve perda de pontos.

Avaliação

Independente de vencedores e derrotados, a comissão organizadora do Carnaval de Curitiba afirma que o desfile de 2014 foi um sucesso. Ajudou o Carnaval ter voltado para centro da cidade, disse Jaciel Teixeira, coordenador do Carnaval. Segundo ele, houve melhoras em relação aos tempos em que o desfile era na avenida Cândido de Abreu. Críticos diziam que era nítida a empolgação de todas as escolas pela volta à Marechal.