O prefeito Beto Richa participou ontem da celebração de inauguração do novo Santuário Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão. A missa foi rezada pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacy Vitti, e pelo padre Luiz Alberto Kleina.

“Esta obra simboliza a perseverança da comunidade, que ajudou a reconstruir este santuário, um local que ajudará na união das famílias e no fortalecimento espiritual da sociedade”, disse Richa. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, também esteve presente.

Mais de 1.500 mil fiéis compareceram à celebração. As obras do Santuário Nossa Senhora do Carmo começaram há dois anos, com o apoio da comunidade do Boqueirão. O local foi fundado como capela, na década de 1940, e se tornou santuário em 2001.

Cerca de 10 mil pessoas frequentam por semana o santuário, onde às quartas-feiras acontece a segunda maior novena católica da cidade. “O grande valor desta obra está na participação ativa dos fiéis, que tanto se dedicaram a erguer este santuário, disse o arcebispo Dom Moacyr Vitti.

O projeto arquitetônico do novo Santuário de Nossa Senhora do Carmo, que fica ao lado da Rua da Cidadania do Carmo, foi feito pelo arquiteto Mauro Magnabosco, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O projeto, aproveitando o conceito da igreja antiga, tornou o espaço maior e mais alto.
A construção tem 12 pilares, numa referência aos 12 apóstolos. O novo espaço, além de moderno, permite que as atividades religiosas se concentrem em um só local. O santuário tem uma nave principal e duas naves laterais, is olamento acústico e térmico e janelas no alto para permitir a entrada de luz e ventilação.

Com lugar para 1.064 pessoas, o santuário tem 2.050 metros quadrados, quase o dobro do antigo espaço. Segundo o padre Luiz Alberto Kleina, reitor do santuário, o espaço acolherá melhor a comunidade. “A ampliação também ajudará a melhorar os trabalhos e a incentivar ainda mais a participação da comunidade nas celebrações”, disse.