07abordagem
Abordagem Social em Balneário Camboriú. Foto ilustrativa (foto: camboriu.sc.gov.br)

Um grupo de moradores de rua que foi de ônibus de Curitiba a Balneário Camboriú – uma das praias mais famosas de Santa Catarina – foi abordado por uma equipe de Resgate Social da cidade. A situação ocorreu na noite de sexta-feira (5).

As informações são do portal Visor Notícias.

A equipe da Abordagem Social já estava aguardando a chegada do ônibus à Rodoviária da cidade. Segundo a equipe, os moradores de rua elas afirmaram que as passagens haviam sido fornecidas pela prefeitura de Curitiba. Alguns dos passageiros oriundos da capital paranaense teriam conseguiram fugir da fiscalização. A Abordagem Social não informou o que foi feito com as pessoas abordadas.

Balneário Camboriú tem uma equipe na Rodoviária e uma base de Resgate Social para lidar com esse tipo de situação. Segundo a direção da Abordagem Social, há uma fiscalização porque algumas cidades estariam enviando moradores de rua para Balneário Camboriú. Há alguns dias, houve outro caso, de pessoas vindas de Itajaí.

A prefeitura de Curitiba, apontada pelos moradores como fornecedora das passagens, em nota negou as informações veiculadas em vídeos.

“A Fundação de Ação Social (FAS) informa que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua”, diz a nota encaminhada nesta manhã de segunda-feira, 8 de janeiro, à redação Bem Paraná.