veronica
Verônica Macedo preparando as sopas para distribuir durante a pandemia. (Franklin de Freitas)

Morreu nesta madrugada de sexta-feira, 10 de maio, a jornalista Verônica Macedo, 64 anos. Segundo informações da irmã dela, Maria Vitória, ela faleceu em casa às 6h30, vítima de um processo de embolia que teria causado um parada cardíaca.

Recentemente, Verônica descobriu um câncer no intestino. Segundo as informações, ela havia passado por uma cirurgia de grande extensão e estava em processo de recuperação. Ela aguardava o resultado da biópsia para determinar o tratamento mais adequado ao câncer.

Verônica atuou no Canal 12, da Rede Globo, no fim dos anos 1980 começo de 1990.

Verônica Macedo foi diretora de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba de 2013 a 2014, durante a presidência de Paulo Salamuni (PV). Neste período, ela liderou, com os jornalistas do Legislativo, o reposicionamento da unidade, com foco na transparência pública, isonomia da divulgação dos mandatos e cobertura ampla das atividades da CMC. Esse trabalho lançou as bases do modelo de comunicação pública vigente até hoje na instituição, tendo sido premiado, no 9º Prêmio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, nas categorias Assessoria de Imprensa e Projeto em Mídias Sociais.

“A equipe da Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba lamenta profundamente seu falecimento e é grata pela contribuição dela à profissionalização da unidade, sempre pautada pelo respeito ao interesse público e à democracia”, diz nota de pesar encaminhada pela Câmara.

Querida por todos, Verônica era também uma excelente cozinheira e após se aposentar, empreendeu na área de panificação, produzindo pães e bolos.

No período pandêmico, Verônica que sempre esteve ao lado de lutas por causa sociais, abriu a sua cozinha para fazer preparar sopas caseiras e distribuir às pessoas que estavam em situação de maior vulnerabilidade. Nesta empreitada, Veronica contou com a ajuda da filha Ana Mattar.

Verônica deixa duas filhas e muitos amigos. O velório começará às 9h30 deste sábado, 11 de maio, e irá até as 14h30 na Capela do Crematório Vertical e o sepultamento será no Crematório Vertical neste sábado, 11 de maio.