arlete-hilu-foi-acusada-e-confessou-os-crimes-1713545609771_v2_900x506.jpg
Arquivo Pessoal

Morreu aos 78 anos Arlete Honorina Vitor Hilú, líder de um esquema de tráfico internacional de bebês com sede em Curitiba nos anos 80. Ela morreu em dezembro de 2023, mas a informação foi confirmada à reportagem do Uol nesta semana. Com Alzheimer, ela vivia em uma casa de repouso na cidade de Porto Feliz, em São Paulo, desde 2016. A causa da morte foi choque séptico por múltiplos focos.

A quadrilha comandada por Dona Hilú, como era chamada, sequestrava bebês em maternidades. em lares através de falsas babás e também convencia famílias pobres a vender os bebês por valores irrisórios. As crianças eram vendidas principalmente em Israel e Europa por até US$ 10 mil dólares. Na época, a polícia calculou que a quadrilha dela vendeu cerca de 12 mil crianças.

Condenada

Dona Hilú foi condenada por tráfico de crianças, falsidade ideológica, formação de quadrilha e por retirar crianças do Brasil ilegalmente. E foi presa em 1988 e 1992, além de ter sido detida em Tel Aviv. No crime, ele se apresentava como e se apresentava como advogada,contabilista,assistente social, curadora especial de menores e até como enfermeira,

Caso Bruna

Uma das crianças sequestradas pela quadrilha comandada por Hilú foi Bruna Vasconcellos em 13 dse outubro de 1986. Ela foi levada por uma falsa babá da quadrilha e vendida para uma família em Israel. A insistência da mãe Rosilda Gonçalves fez com o que caso causasse uma grande comoção internacional. Um canal de TV britânico ajudou a trazer Bruna de volta para o Brasil três anos depois.

Milhares de familiares e crianças roubadas, no entanto, permanecem separados até hoje.