copia
Divulgação

Morreu nesta madrugada deste sábado (27), em Curitiba, aos 84 anos, o médico veterinário Aurelino Menarim Júnior. Ele foi um dos pioneiros na inseminação artificial de bovinos.

O corpo será velado em Castro, na Região dos Campos Gerais, na rua XV de Novembro, 246, a partir das 14 horas deste sábado, e o sepultamento será neste domingo (28), às 11 horas, no jazigo da família.

Leia mais

A carreira de Aurelino Menarim

Menarim se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1962, com formação de Especialista em Inseminação Artificial pelo Serviço de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial (1962). Também fez especialização em Embryo Transfer Technology pelo Colorado State University(1980) e especialização em Frozen Semen Technology pela American Breeders Service (1971).

Referência nas universidades do Paraná

Aurelino Menarim participou do processo de criação de faculdades de Medicina Veterinária, entre elas a da Universidade Estadual de Londrina. Também foi presidente do Tecpar no governo José Richa, lecionou em diversas universidade. Ele viajou para a Índia e Estados Unidos nos processos de evolução e comercialização de sêmen bovino.

.