
Morreu neste domingo (19), aos 91 anos, um dos fundadores do Grupo Jacomar, Jacob Pankratz Filho, Segundo o obituário da Prefeitura de Curitiba, a morte aconteceu em casa, mas a causa não foi divulgada.
O velório acontecerá na Igreja Irmãos Menonitas, no Boqueirão, e o sepultamento será nesta segunda (20), às 17 horas, no Cemitério Municipal do Boqueirão.
“O Sr. Jacob deixa oito filhos, netos, bisnetos e um importante legado construído sobre valores inegociáveis: a valorização da família e o respeito a todas as pessoas. Seu falecimento deixa ainda imensa lacuna entre amigos e colegas, que o admiravam como servo de Deus, homem alegre, bondoso e dedicado à família”, informa nota do grupo. Em luto, todas as unidades do Jacomar estarão de portas fechadas na segunda (20).
Jacob, como é conhecido pela família Jacomar, nasceu no dia 11 de dezembro de 1931. Teve uma vida de muitas batalhas, desde pequeno já teve que aprender a ser forte, pois perdeu seu pai em um trágico acidente quando tinha seis semanas. Casou-se com a dona Maria Pankratz (in memoriam) em 12 de abril de 1958, união que durou 63 anos.
“Mesmo enfrentando diversas dificuldades ainda na sua infância, Seu Jacob foi criado com muito amor pela sua mãe que lhe ensinou os princípios e valores que ele carregou até o fim da sua vida. Um dos mais conhecidos sendo o de não trabalhar aos domingos, preservando este dia para o descanso e o tempo em família”, diz comunicado publicado nas redes do Jacomar.
“Com um senso de humor cativante e um prazer em ter a casa cheia daqueles que amava, o Seu Jacob agora descansou, deixando sua irmã, 8 filhos, noras e genros, netos e bisnetos”.
Pesar público
O prefeito de Curitiba Rafael Greca decretou pesar público pelo falecimento do pioneiro do Boqueirão e Xaxim, senhor † Jacob Pankratz Filho, fundador dos Supermercados Jacomar. “Notável empresário da cidade de Curitiba, deixa inconsoláveis oito filhos, netos e bisnetos. Seu Jacob é protagonista da saga dos Menonitas, gente vinda da Rússia, aqui chegados em janeiro de 1930, em 30 famílias pioneiras. Primeiro moraram no Pilarzinho, Bacacheri e Vila Guaíra. Logo compraram 100 alqueires no Boqueirão e Xaxim, formando o bairro dos leiteiros e a cooperativa do Boqueirão a partir de 1945. Fazem parte da história agrícola e comercial da nossa cidade”, postou o prefeito nas redes sociais.