
O Ministério Público do Paraná emitiu nota nesta segunda-feira (1°) lamentando o falecimento do procurador de Justiça aposentado Josaphat Porto Lona Cleto, agente do Ministério Público araucariano, que ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça entre 1983 e 1985.
O velório está sendo realizado nesta segunda-feira, 1° de maio, das 10 às 18 horas, na Capela Vaticano, localizada na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, no Bairro Bom Retiro, em Curitiba.
Confira abaixo a homenagem da Procuradoria-Geral de Justiça:
“Com profundo sentimento de pesar, recebemos, na data de hoje, a notícia do falecimento do destacado ex-procurador-geral de Justiça Josaphat Porto Lona Cleto.
Josaphat deixa, em sua trajetória institucional, uma história de honra, reconhecida pela intensa dedicação que dispensou ao aperfeiçoamento do Sistema de Justiça no estado.
Doce presença institucional de peso em embates históricos que o notabilizaram, quer como promotor, quer como procurador de Justiça, quer ainda mais pelo legado como procurador-geral de Justiça em conturbado momento que reclamava coragem e ousadia, quer, enfim, como homem público, como esposo, como pai exemplar. Foi se unir à galeria de nossos pranteados artífices e construtores da história de honra do Ministério Público do Paraná.
Muito lhe deve o Paraná e, em particular, a nossa Instituição. Sua marcante liderança permanecerá entre nós, tal qual irradiante luz a clarear o caminho que todos devemos trilhar, na trajetória dos mais elevados postulados éticos. Permanece a lembrança de sua honrada trajetória a nos indicar que os valores, intransigentemente defendidos pelo Ministério Público compõem o enredo de vocações, como a de Josaphat, que fazem a diferença e que, determinadamente, contribuem para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Nossa casa está, hoje, enlutada, profundamente entristecida por uma perda das mais significativas. Sabemos, com Bobbio, afinal, que a vida é, de fato, o vestibular da morte. Mas, quando esta abate gigantes, por mais que se cultivem os jardins de nossas primaveras, eles, então, se apresentam sem flores, porque nos faltam algumas das importantes vibrações de vozes dos profetas da esperança.
Nossas sinceras homenagens à distinta Família que ousamos reputar parte da nossa própria”.
A Associação Paranaense do Ministério Púbico também emitiu nota de pesar:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do associado Josaphat Porto Lona Cleto, ex-Procurador-Geral de Justiça do Paraná e procurador de Justiça aposentado.
Josaphat estava com 92 anos e ocupou o cargo de PGJ de 1983 a 1985″.