
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada do Departamento de Pediatria da UFPR Leide Parolin Marinoni, na sexta-feira (10), em Curitiba.
Dra. Leide tinha 92 anos e 68 de formação em Medicina pela UFPR. Apaixonada pela família, pela profissão e pelo futebol, era torcedora do Clube Atlhetico Paranaense, do qual foi a primeira mulher sócia e chegou a ocupar inclusive cargo na diretoria do time.
Filha de Italo Carlos Marinoni e Elvira Parolin Marinoni, a Dra. Leide nasceu em Curitiba no dia 15 de setembro de 1931. Formou-se pela UFPR em 1955, tendo recebido o prêmio Pravaz e bolsa para realizar a Residência de Pediatria no Hospital de Clínicas da USP e, posteriormente, bolsa para o Curso de Aperfeiçoamento em Pediatria. Registrou-se no CRM-PR em outubro de 1958, compondo o primeiro grupo de mulheres a se inscrever na autarquia.
Professora do Departamento de Pediatria desde 1960, nos últimos anos era bolsista técnica da Universidade. Dra. Leide era médica pediatra pioneira e autodidata na Dermatopediatria, tendo fundado o Curso de Especialização em Dermatologia Pediátrica da UFPR. Ajudou a formar diversos médicos que atuam no Brasil e no Exterior e por várias décadas atuou no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) atendendo crianças e suas famílias com doenças de pele de forma solidária e humanitária.
Era membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e membro efetivo da Academia Paranaense de Pediatria. Ministrou cursos e palestras em congressos em várias cidades do Paraná e de outros estados, sendo ainda autora e coautora de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Por várias vezes esteve indicada para a honraria Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico do CRM-PR.
A mais recente homenagem prestada à Dra. Leide foi a inauguração, pelo Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, do Centro de Simulação que leva o seu nome. A unidade foi projetada com o objetivo de treinar médicos em um ambiente controlado, capaz de capacitar o profissional para os mais diferentes cenários. O evento contou com a presença da Superintendente do CHC, Claudete Reggiani, e do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca
O corpo da médica e professora Leide Parolin Marinoni será velado na manhã deste sábado (11) na Capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Curitiba, onde ocorrerá o sepultamento às 15h.
A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos.
Com informações do Conselho Regional de Medicina do Estado Paraná – CRM-PR