A Universidade Federal do Paraná comunicou com pesar o falecimento do professor e médico urologista Fernando Lorenzini, 64 anos, na noite de quarta (17). Lorenzini atuou na instituição desde a década de 1990.Foi urologista do Serviço de Urologia do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) de 1992 a 2017 e professor substituto da disciplina de Urologia do curso de Medicina da UFPR.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná também registro pesar pelo falecimento do médico. Natural de Joaçaba (SC), ele tinha completado 64 anos de idade no último domingo (14) e estava alcançando 39 anos de profissão médica. A causa da morte foram problemas renais. O corpo será velado na tarde desta quinta-feira (18), a partir das 16h30, na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A despedida ocorre às 20h no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.
Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em julho de 1982. Estava inscrito no Conselho do Paraná desde novembro de 1988. Também tinha graduação em engenharia civil e mestrado em engenharia elétrica. Tinha doutorado em clínica cirúrgica pela UFPR e mestrado pela Federal de Santa Catarina, além de título de especialidade em urologia.
O Dr. Fernando Lorenzini integrou o Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da UFPR outubro de 1992 até fevereiro de 2017. Foi professor substituto/assistente da Disciplina de Urologia da Universidade Federal do Paraná e integrou bancas examinadoras de teses de mestrado e doutorado. Palestrante e professor convidado de grande número de eventos científicos, teve ainda participação em muitos artigos científicos.
A morte do conceituado profissional foi lamentada no meio médico, especialmente entre os seus colegas de especialidade. A Sociedade Brasileira de Urologia, Seção do Paraná, registrou pesar. O conselheiro Thadeu Brenny Filho, coordenador da Câmara Técnica de Urologia e colega do Dr. Fernando em muitos eventos científicos, destacou o histórico e competência do colega, ressaltando ser uma grande perda para a medicina paranaense.
O Dr. Eduardo Zanchet, também colega urologista, registrou mensagem de despedida: “Um Grande Amigo se foi… Uma personalidade inigualável. Lorenzini, engenheiro civil e médico. Sujeito de grande inteligência que sempre estava pensando um passo à frente. Dizia que veio do interior de SC, da roça… Era filho de agricultores e teve que muito se esforçar para conseguir trilhar o caminho do sucesso. Que conseguiu. Era querido pelos pacientes e colegas, reconhecido pelos pares na Andrologia. Convivi longamente com o Lorenzini. Muitos anos, muitos sábados operando, cirurgias longas; muito longas, mas sempre perfeitas. Sempre a mesma rotina, cirurgia e depois um almoço na Pizza Hut. E um ótimo papo. Difícil compreender (…), pois era um guerreiro, um aguerrido lutador pela vida. Desde cedo pelejava contra a deterioração da função renal. Restrições de contato e alimentação tinham origem nisso. Fará muita falta. Que tenha a paz merecida.”
.