
Morreu na quinta-feira (2) o professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Vamberto de Santana. UFPR e o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon) divulgaram nota de pesar. Santana estava com 78 anos.
“Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de Santana, do Departamento de Economia, vinculado ao Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Ao longo de sua trajetória na instituição, ele exerceu importantes funções acadêmicas e administrativas, tendo sido diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e presidente do Conselho de Curadores.
Graduado em Ciências Econômicas pela UFPR (1970), Santana concluiu especialização em Análise Econômica da Pesquisa Agropecuária pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas da Organização dos Estados Americanos (1971), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1979) e doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR (1998). Na carreira docente, chegou ao posto de professor titular.
O velório será realizado nesta sexta-feira (3), das 13h às 18h, na Capela da Reitoria (Rua General Carneiro, 460 — Edifício Dom Pedro I, térreo). A UFPR manifesta sua solidariedade à esposa, a professora aposentada Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, aos demais familiares, amigos e colegas”, diz a nota da UFPR.
Corecon
O Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon) também publicou nota sobre a morte do economista:
“O Conselho Regional de Economia do Paraná comunica com pesar o falecimento do economista Luiz Vamberto de Santana, aos 78 anos. Ele, que era professor universitário, teve uma longa trajetória ligada à Fecomércio. Foi Conselheiro do CoreconPR.
O velório será realizado na Capela da Reitoria da UFPR. O corpo será cremado, sem sepultamento.
Era filho de Francisco de Santana e Maria Jose de Santana, e deixa a esposa Ana Lucia Jansen de Mello de Santana.
Que os familiares e amigos recebam nesta hora difícil, o nosso respeito e sinceras condolências”, é a nota do Corecon.
Outras entidades, como o Sindicato dos Economistas do Estado do Paraná (Sindecon) e o Departamento de Economia da UFPR, também lamentaram a morte do professor.