Um morro pertinho de Curitiba, que antes pertencia ao Governo do Paraná, mudou de dono. . E, segundo a administração municipal, em breve se tornará mais uma parque municipal da Grande Curitiba.
Leia mais:
O terreno possui 210 mil metros quadrados. Com apoio do Governo do Estado, a atual gestão pretende criar um parque municipal do Morro da Palha e fomentar o turismo no município de Campo Magro.
“Com o apoio do Governo do Estado, vamos transformar essa área em um grande parque municipal do Morro da Palha, um espaço de lazer, preservação e turismo, que vai colocar Campo Magro ainda mais em evidência. Essa conquista não é apenas da gestão, é de toda a população que acredita que nossa cidade pode voar cada vez mais alto”, ressalta o prefeito Bozinha.
Onde fica o Morro da Palha?
O Morro da Palha, em Campo Magro, é conhecido pelos praticantes de parapente. É também um destino atraente para quem quer só caminhar, curtir a natureza e fazer fotos em companhia da família ou amigos. O terreno fica a menos de uma hora de Curitiba, pela PR-090.
Nos finais de semana, o local recebe grupos de trilheiros assim como nos feriados. Parte da estrada é de terra, mas o trajeto e as condições são bem tranquilas para serem percorridas a pé ou com um carro comum.
Carros de passeio dão conta do percurso. Na caminho, um pouco antes de chegar da Igreja Nossa Senhora do Carmo, há um local que funciona como apoio para os aventureiros de fim de semana: o Bar do Paulo. No local tem estacionamento, banheiros, lanches, parque para crianças
O trajeto é rápido. Em duas horas é possível percorrer todo o trajeto até o topo, ida e volta, dependendo do ritmo da caminhada. Alguns trechos são mais íngremes, mas o grau de dificuldade é baixo.
Na subida, antes mesmo de chegar ao cume, a natureza chama a paradas estratégicas para olhar o horizonte com uma bela vista da mata.
Posse de Morro da Palha é conquista de Campo Magro
A posse e o domínio do terreno é a concretização de um sonho, destaca o prefeito de Campo Magro Bozinha. “A posse e o domínio do terreno do Morro da Palha significam muito mais do que um documento: é a concretização de um sonho coletivo. São 210 mil metros quadrados que passam a ser patrimônio do nosso município, conquistados com diálogo, responsabilidade e visão de futuro”, aponta.
O processo foi conduzido pelo Instituto Água e Terra e a entrega aconteceu na última terça-feira, 30 de setembro, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável. O prefeito Bozinha recebeu das mãos do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a posse e o domínio do terreno onde se encontra o Morro da Palha.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Planejamento, Mateus Boza; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alecsandra Jarek Boza; o Chefe de Gabinete, Caio Medeiros; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza; e o Chefe de Gabinete do IAT, Amilcar Cavalcante Cabral.
Dicas para aproveitar o passeio no Morro
- Leve água e lanchinho (barra de cereais, frutas, chocolate)
- Boné ou chapéu
- Protetor solar
- Repelente
- Tenha cuidado e respeite seus limites. Se informe sobre o trajeto antes de começar (grau de dificuldade da trilha, tempo de percurso para ida e volta, necessidade de equipamentos específicos)
- Use roupas e calçados adequados
- Não esqueça de se hidratar
- Não faça trilhas sozinho e informe-se sobre o trajeto. Use um GPS ou um aplicativo de GPS para trilhas no celular
- Grupos tornam o passeio mais divertido e seguro
- Itens de segurança: água, lanche, lanterna, pilhas reservas, apito, celular carregado e agasalho e/ou cobertor de alumínio de emergência
- Preserve a mata. Não desmate nem abra vegetação
- Nunca deixe lixo na natureza