image
Memória do cirurgião receberá homenagem dos colegas médicos nesta terça-feira (4) (Foto: Hospital Itamed)

A morte do cirurgião Pedro Peres de Lavra Pinto (83 anos), ocorrida no dia 23 de janeiro, gerou grande comoção entre colegas e a comunidade médica do Paraná. Natural de Caxias do Sul (RS) e formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1967, Dr. Peres foi uma figura emblemática em Foz do Iguaçu, onde se estabeleceu na década de 1970 e se tornou um dos fundadores da Associação Médica de Foz do Iguaçu.

Com uma trajetória marcada pela dedicação à medicina, atuou por mais de 30 anos na Santa Casa Monsenhor Guilherme, além de ser o primeiro chefe do Posto de Assistência Médica (PAM) do município. Dr. Peres também prestou serviços ao Hospital Costa Cavalcanti, onde trabalhou de 1996 até sua aposentadoria em 2023.

Em reconhecimento à sua contribuição ética e profissional, recebeu em 2017 o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR pelos 50 anos de atuação exemplar. A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu também o homenageou em 2018 com o título de Cidadão Honorário, destacando seu amor pela profissão.

A notícia de sua morte, no Hospital Itamed, foi recebida com pesar por personalidades políticas e médicas. A unidade emitiu nota lamentando a perda e ressaltando sua trajetória de dedicação.

Homenagem à memória médica

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o corpo clínico do Hospital Itamed realizará uma Assembleia Geral Extraordinária para homenagear a memória do cirurgião, que será reverenciado por colegas, amigos e familiares.

Segundo o diretor clínico do hospital, Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva, “foi um grande privilégio trabalhar ao seu lado. O Dr. Peres deixa um legado de ética, humanidade e comprometimento, servindo como exemplo para novas gerações de médicos.”

O cirurgião deixa a esposa Ivone, os filhos Maurício, Eduardo e Alexandre (também médico), além de netos, que estarão presentes na cerimônia de homenagem.