morre alexandre azuma
Prefeitura lamenta a morte do dentista Alexandre Azuma, servidor da rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

A morte do dentista Alexandre Massateru Azuma, 55 anos, gerou grande comoção entre os servidores públicos da Saúde de Curitiba. Azuma era dentista da rede municipal de Curitiba. Ele atendia na Unidade de Saúde Lotiguaçu, no Uberaba, em Curitiba.

O deputado Federal Luciano Ducci (PSB) publicou uma nota de pesar pela morte de Azuma. “Lamento muito o falecimento do grande parceiro, o dentista Alexandre Massateru Azuma”.

Ele morrue um acidente em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele estava com o pai Hidenori Azumo, 85 anos, que também faleceu, e junto a esposa e da mãe. As duas que seguem hospitalizadas.

Dentista da rede municipal, Azuma era cantor nas horas vagas. “Realmente foi um excelente profissional dentista e um excelente músico !! sentiremos muitas saudades dele e de seu pai”, postou um colega

O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) publicou uma nota de pesar. “Alexandre viveu a vida em toda sua intensidade e beleza. Apaixonado pela odontologia, deixou sua marca de cuidado e humanidade no atendimento aos pacientes, sempre com carinho e dedicação. A música também fazia parte de sua essência: era uma das formas mais singelas com que ele espalhava alegria, encantando colegas, familiares e quem passava por sua trajetória”, diz a nota do Sismuc.

“Mais do que um profissional exemplar, Alexandre foi também um companheiro de luta. Sindicalizado ao SISMUC, entendia a importância da organização coletiva e da busca por condições dignas de trabalho, inspirando quem esteve ao seu lado”, diz,

A partida precoce de Alexandre e de seu pai nos enche de dor, mas também nos convida a celebrar a vida desse homem incrível, generoso, talentoso e apaixonado pela profissão, pela música e pela coletividade.

Prefeitura lamenta morte de dentista

A Prefeitura de Curitiba também lamentou a morte do dentista. “Alexandre, de 55 anos, era muito querido por colegas e pacientes da rede pública. Reconhecido pela dedicação, cuidado e humanidade no atendimento, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o bem-estar da população. Gostava, inclusive, de compor músicas educativas para as crianças, com orientações sobre saúde bucal”, escreveu a Prefeitura em matéria no portal oficial. 

“Curitiba perde um profissional exemplar, que marcou a vida de muitas pessoas pela atenção e carinho com que exercia a profissão. Nossa solidariedade está com a família, os amigos e toda a equipe da Saúde neste momento de dor”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

No acidente, também perdeu a vida o pai do servidor, Hidenori Azuma, de 85 anos. A mãe de Alexandre também estava no carro, mas sobreviveu.

Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a perda é sentida em toda a rede de saúde. “Alexandre deixa um legado de profissionalismo e empatia. Era referência entre colegas e pacientes, sempre disposto a ajudar e acolher. É uma partida precoce e muito triste para todos nós.”

“A Prefeitura de Curitiba se solidariza com a família e agradece a contribuição de Alexandre ao serviço público e à cidade. Seu exemplo de cuidado e dedicação permanecerá como inspiração”.

Velório e sepultamento

O velório acontece na Capela Mortuária da Luz e o sepultamento será realizado nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.