
Essa quem contou foi uma amiga que não é de Curitiba. Ela estranhou quando foi visitar uma amiga curitibana e esta fez questão de lhe mostrar a casa toda, da sala de visitas aos quartos, passando pela cozinha, área de serviço e, até mesmo os banheiros. E quanto maior a casa, mais detalhista é a visita.
Como essa amiga é uma pessoa acostumada com outros estados e regiões, ela estranhou essa mania curitibana. Normalmente quando você visita a casa de alguém que não é daqui, ela vai te receber na sala, ou na cozinha (esse costume é bem norte-paranaense, diga-se). Ou seja, cada povo tem sua mania com relação sobre onde mora.
Mas isso nem impressiona tanto, já que o curitibano está entre os que mais gasta com decoração de interiores, e o motivo parece ser esse mesmo, para ter o que mostrar para o visitante. Para alguns pode ser um costume pedante, mas na verdade ele tem relação com uma cultura de bem receber as pessoas e partilhar um pouco do conforto do lar.
Então, vai uma dica, se vai aderir a esse costume, comece vendo se suas almofadas estão combinando. E as cortinas, pelo amor de Deus, as cortinas….
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.