Novo movimento popular nas redes sociais lançará, nesta sexta-feira, dia 28, o manifesto Dia Sem Celular. O protesto convoca a população a reivindicar melhores serviços oferecidos pelas operadoras telefônicas. O evento está marcado às 16 horas, em frente às empresas telefônicas de todo o Brasil.

O movimento convida os internautas a aderirem à Lei do Silêncio, por um dia todo, sem o uso de qualquer aparelho eletrônico vinculado às telefonias. O manifesto inspira-se nas ações do líder político e espiritual Mahatma Gandhi, que pregava a revolta pacífica como forma de desobediência civil ordenada contrária aos sistemas políticos e econômicos dominantes. 

“Converse com seu amigo, familiar, vizinho, faceamigo, contatos de e-mails, e aqueles lesados, de algum modo, pela ineficiência das operadoras. Convoque-os à assentirem ao manifesto Dia Sem Celular. Será um ato de valentia e de muita responsabilidade cívica contra a falta de comprometimento das telefônicas com o Brasil”, destaca um dos trechos do texto “Manifesto Dia Sem Celular”, propagado nas redes sociais. 

As principais reclamações dos clientes das operadoras telefônicas, segundo registros do call center da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) remetem à falta de sinal, internet 3G que não funciona, cobranças indevidas, mau atendimento em pedidos de cancelamento de serviço, problemas na área de cobertura, e ao congestionamento nas ligações. 

Para quantificar, os números da Anatel revelam que, por ano, o call center recebe, em média, 6  milhões de atendimentos nesse sentido. Lideram o ranking de reclamações as empresas Brasil Telecom, Claro, TIM, VIVO, Telemig Celular/Amazônia Celular, CTBC Telecom e Sercomtel.  

Movimento Dia Sem Celular 

Evento: Manifesto Dia Sem Celular

Data: 28 de Junho de 2013 (Sexta-feira)

Horário: 16 horas

Local: Em frente às operadoras telefônicas no Brasil