local-1
Bombeiros

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) instaurou inquérito civil para apurar as causas da explosão em fábrica da empresa Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, . O procedimento também busca averiguar se houve responsabilidade da empresa no ocorrido. A explosão deixou afetou uma área de 25 metros quadrados. Nove trabalhadores estão desaparecidos e sete ficaram feridos, segundo recente balanço do Corpo de Bombeiros.

Leia mais

Ainda pela manhã, um perito do MPT-PR esteve no local, verificando os danos causados pela explosão. A Polícia Científica também foi acionada e deverá apresentar um laudo técnico em um prazo de até 30 dias, conforme solicitação do MPT-PR. A instituição também requisitou ao Corpo de Bombeiros e ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5a. Região Militar que encaminhem os relatórios produzidos sobre as irregularidades e os danos encontrados no local do acidente, assim como demais documentos referentes a inspeções realizadas na empresa nos últimos dois anos.

No âmbito do inquérito civil instaurado, o MPT-PR ainda requisitou à Superintendência Regional do Trabalho no Paraná que realize fiscalização nas instalações da empresa e verifique se normas de meio ambiente de trabalho estavam sendo cumpridas, bem como se estão sendo adotadas medidas de controle de acesso ao local, eliminação de risco de novas explosões e uso de equipamentos de proteção para os trabalhadores que se encontram no local. O MPT-PR aguarda encaminhamento das informações solicitadas aos órgãos para dar prosseguimento à investigação sobre o caso. 

Promotoria de Justiça disponibiliza canal de atendimento à população de Quatro Barras

A propósito do grave acidente ocorrido na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, em uma fábrica de materiais explosivos em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, a Promotoria de Justiça local informa à população que está disponível para prestar atendimento jurídico às vítimas e seus familiares. O contato para atendimento pode ser feito por meio dos canais de atendimento ao público da unidade: telefones (41) 3250-8879 e (41) 3250-8878 e e-mail funcional do promotor de Justiça: [email protected].

As apurações sobre o ocorrido, considerando as diversas áreas relacionadas (criminal, ambiental, danos causados aos moradores, entre outras), serão conduzidas pelas autoridades competentes e acompanhadas pela Promotoria de Justiça, que reforça, ainda, que o atendimento ao público pelo Poder Judiciário é realizado de forma permanente no Fórum da Comarca, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Fotos: BP Choque e João Frigério

O que houve?

Vídeos e relatos nas redes sociais e grupo de whatsapp dão conta de que por volta das 5h50, 6 horas, houve o som de uma explosão e a reverberação teria causado danos em casas da região de Quatro Barras e Piraquara, ambos municípios da RMC.

Câmeras de seguranças instaladas em residências da região de Quatro Barras registraram o barulho. O caso provocou danos estruturais em casas, comércios e empresas. 

Em algumas imagens encaminhadas em grupos de aplicativos de mensagens moradores das imediações mais próximas a Enaex do Brasil, mostravam forros que desabaram com a explosão.